Porque usar inox na cozinha industrial

Porque usar inox na cozinha industrial
Porque usar inox na cozinha industrial

O aço inox está presente em muitos segmentos da indústria, e parte desse sucesso se dá às propriedades de durabilidade e higiene que o acompanham. Nesse texto, vamos dar ênfase no uso dessa matéria-prima na cozinha industrial, afinal, mais do que em garfos e facas, o mobiliário inox também é de suma importância para se garantir o preparo de alimentos com segurança.

Antes de tudo, é importante entender que uma cozinha industrial é responsável por criar e desenvolver refeições para uma grande quantidade de pessoas, seja para um restaurante, seja para um refeitório de empresa e, por isso, a responsabilidade nesse preparo deve ser prioridade total com a higiene. É aí que entra o aço inox.

A importância do aço inox na cozinha industrial

No aço inox contém uma película protetora chamada de cama passiva, que reveste todo o metal e impede o contato com o oxigênio, evitado a oxidação, que é um processo natural em aços comuns. Por ter essa proteção, materiais de inox não precisam de tratamento superficial como galvanização ou pintura, pois não sofrem com a ação do tempo.

Em cozinhas industriais, portanto, é perfeitamente possível a manipulação de alimentos em bancadas inox e mesas inox, pois suas superfícies são sem porosidade, lisas, não retendo restos de comidas e não contendo microfissuras onde bactérias possam se alojar e se proliferarem. Por esse mesmo motivo, uma mesa inox também pode ser limpa facilmente com sabão neutro, água e um pano macio.

O inox assegura que os alimentos e ingredientes não tenham nenhuma modificação em suas propriedades, pois não solta partículas, o que conserva a originalidade do prato e evita riscos à saúde. Em uma bancada inox é possível que seja preparada uma massa de pão sem influência no sabor, odor e cor. Além do mais, o inox não sofre deformações com os condimentos e líquidos de alimentos cítricos, por exemplo.

Por estar em contato constante com vapor, umidade e líquidos diversos, o inox também é indicado. Sem falar na beleza em que é ter um mobiliário inox em uma cozinha, pois são equipamentos que transmitem modernidade, beleza e, sobretudo, cuidado com a higiene.

É por esses motivos que o inox pode ser visto em um simples talher a um fogão industrial.

Equipamentos inox essenciais para uma cozinha industrial

Confira alguns equipamentos inox para cozinha industrial:

Balcão térmico inox:

Produto para manter os alimentos aquecidos e em segurança;

Caixa de gordura inox:

Responsável por reter a gordura de óleo ou alimentos que são jogados no ralo da cozinha ou da máquina de lavar louça;

Coifa inox:

Faz a sucção dos vapores e gases provenientes do processo de cocção em cozinhas, filtrando o ar do ambiente, e jogando-os para fora por meio de dutos;

Fogão industrial:

Equipamento primordial fabricado com durável, higiênico e moderno;

Guichê de devolução:

Utilizado para receber pratos, bandejas e demais utensílios no final das refeições sem precisar adentrar às cozinhas;

Mesa inox:

É prática e auxilia no dia a dia em diversas atividades.

Equipamentos sob medida

Uma cozinha inox deve contar com facilidade no dia a dia, pois a produção é intensa e a entrega precisa ser com excelência. Por isso, é importante que todos os equipamentos sejam fabricados sob medida.

Aqui com a Projinox você pode contar com a colaboração do nosso time comercial-técnico que orienta para a melhor escolhe desde o projeto. Nosso atendimento é nacional e contamos com medição in loco para não deixar passar nenhum detalhe da sua obra.

Somos fabricantes de mobiliário em aço inox para cozinha industrial há mais de 20 anos, tendo no parque fabril maquinário moderno que garante excelência de acabamento e permite desenvolver soluções únicas para cada cliente. Para isso, contamos com um time de projetistas e profissionais de fábrica com longa experiência no mercado.