O que um expurgo hospitalar?

O que um expurgo hospitalar?
O que um expurgo hospitalar?

Em ambientes hospitalares, todo o cuidado é pouco na hora de descartar os equipamentos utilizados ou gerados durante os procedimentos feitos, afinal, diariamente os hospitais produzem resíduos que podem estar contaminados ou oferecer algum risco à saúde dos que estão envolvidos na operação.

Por isso diversos equipamentos de segurança são obrigatórios, e o expurgo hospitalar é um deles.

Mas o que é um expurgo hospitalar?

Trata-se de um equipamento fundamental para o funcionamento de um ambiente hospitalar com segurança. É utilizado para o descarte correto de sangue e derivados, secreções, fluídos ou materiais oriundos de cirurgia ou do atendimento ao paciente de qualquer unidade de saúde.

Seu uso é indispensável uma vez que, somente no Brasil, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações, segundo informações do Ministério da Saúde. Um dos maiores problemas relacionados às infecções é proveniente do chamado “lixo infeccioso”.

Visando isso, o expurgo é uma das principais ferramentas para se prevenir infecções hospitalares tanto para atividades voltadas à saúde humana como animal.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável por definir as formas de acondicionamento corretas para destinação do lixo gerado. Para expurgos, são direcionados os resíduos denominados infeciosos. Essas normas se aplicam a todas as unidades de saúde, como hospitais, clínicas veterinárias, laboratórios e necrotérios.

Os tipos de resíduos são:

  • Especiais (produtos farmacêuticos, materiais químicos e radioativos);
  • Comuns ou gerais (materiais dos setores administrativos, como embalagens reutilizáveis e resíduos alimentares);
  • Infecciosos (sangue humano, resíduos de diagnóstico, biópsia e amputação, sondas, drenos, gazes emateriais patológicos).

Qual a finalidade do expurgo hospitalar?

Uma vez que os materiais provenientes dos procedimentos das unidades de saúde são descartados no expurgo hospitalar, eles seguem para uma sala especial, também chamada de expurgo, onde será direcionada para o destino final.

Essa é uma forma também de assegurar que esses materiais não cheguem ao meio ambiente por meio do esgoto, contaminando lençóis freáticos, rios e lagos.

Por que optar pelo expurgo inox?

O aço inox é uma matéria-prima conhecida por sua ampla resistência à oxidação. No entanto, seus benefícios vão além dessa característica. Trata-se de um produto considerado higiênico por conter uma superfície não porosa, o que reduz a proliferação de bactérias.

O expurgo inox hospitalar tem sua limpeza facilitada, usando água e detergente neutro ou derivado, pode-se obter a assepsia desejada sem grandes esforços. Além do mais, o inox não altera a composição do material que está sendo depositado nele.

Expurgo hospitalar sob medida

A Projinox é especialista em equipamentos hospitalares e laboratoriais. Com uma equipe técnica especializada, com medição in loco e projetistas, toda a fabricação do produto é feita conforme e necessidade do cliente.

É possível, por exemplo, a fabricação do expurgo hospitalar em bancadas (expurgadeira), separado e com outros acessórios, como cubas. Vale ressaltar que o expurgo hospitalar necessita ter boa vedação para que os contaminantes não se espalhem pelo ar.

ONDE INSTALAR EXPURGO INOX?

  • Hospitais;
  • Clínicas veterinárias;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas odontológicas;
  • Laboratórios.