Mobiliário inox para laboratório

Mobiliário inox para laboratório
Mobiliário inox para laboratório

Ambientes laboratoriais são locais que precisam ser organizados para melhor otimização, sempre respeitando as normas de biossegurança para garantia dos processos que estão sendo realizados, sobretudo, da saúde dos colaboradores envolvidos e do consumidor final que está na ponta do processo. Por exemplo, frequentemente, remédios são recolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em muitos casos sobre impurezas encontradas nos medicamentos.

Por isso, são inúmeros os procedimentos feitos para se evitar a contaminação cruzada, que é quando um agente externo consegue invadir um ambiente ou produto não contaminado. Isso pode ocorrer de várias formas, como a transferência de um patógeno de uma superfície contaminada para um alimento, de um utensílio para as nossas mãos, e assim por diante. Nesse processo, o mobiliário inox dentro de um laboratório é fundamental.

Por que o mobiliário inox é ideal para laboratórios?

O inox é uma matéria-prima conhecida no mercado, ora por sua beleza, ora por sua durabilidade. Um conjunto de características que tornam equipamentos fabricados esse material um custo-benefício vantajoso. No entanto, é bem verdade que o inox é muito mais do que isso, sobretudo no que diz respeito à higiene.

Móveis inox contam com uma superfície lisa, proveniente da camada passiva que reveste o aço e impede o contato com o ar e impurezas, retardando os efeitos oxidantes. Além disso, tem bastante resistência a produtos químicos muito utilizados em laboratórios.

Essa película é também responsável por manter o mobiliário inox com baixa porosidade, impedindo que bactérias se alojem em suas fissuras e consequentemente se proliferem.

Com isso, a limpeza é muito prática. Na maioria das vezes para se fazer a assepsia, basta pano macio, água e sabão neutro. Pronto, tudo estará higienizado e pronto para uso. Vale lembrar que o inox é recomendando por órgãos de vigilância sanitária em todo o mundo.

Outro benefício importante de um móvel inox para laboratório é que se trata de uma matéria-prima inerte, ou seja, que não transmite ou modifica as propriedades do que está sendo manipulado.

Atenção ao tipo de aço no mobiliário inox para laboratório: o mais recomendado é o AISI 316. Leia mais sobre esse tipo de aço clicando aqui.

Móveis inox para laboratório

Banco de pulo inox:

Fabricado para atender as normas rigorosas de assepsia e controle de contaminação. Os modelos são banco de pulo tipo colmeia, banco de pulo liso, entre outros;

Bancada inox de manipulação:

É um equipamento de auxílio para manipulação dos processos dentro de um laboratório;

Bancada Inox Manipulação

Capela de laboratório inox:

Equipamento obrigatório de proteção coletiva (EPC) para operações onde possa ocorrer reação perigosa. Os vapores são exauridos, mantendo a qualidade do ar, provendo maior segurança contra exposições nocivas e bem-estar aos profissionais;

Gabinete inox de laboratório:

Pode vir equipado com bancada inox, gavetas, prateleiras e demais acessórios. Equipamento primordial para a praticidade do dia a dia;

Lava-olhos inox:

Proteção coletiva imprescindível a todos os laboratórios. Modelo com acionamento manual por meio de botão empurre, haste triangular ou pedal;

Porta inox para laboratório:

Garante a biossegurança por ser um item confeccionado em matéria-prima higiênica, com resistência à impactos e livre de porosidade;

Ralo sifonado inox:

Impede que o mau cheiro e pragas urbanas entre nos prédios;

Passa-remédio inox:

Conhecido também como passthrough inox ou caixa de passagem inox, é um equipamento primordial para a funcionalidade de uma sala limpa, pois auxilia na transferência de um material entre uma sala limpa a outra eliminando riscos de contaminação cruzada.

Fabricante de mobiliário para laboratório

A Projinox tem mais de 20 anos de mercado, com ampla expertise na fabricação de mobiliário para laboratório, atendendo a empresas como Eurofarma e Aché. Para isso, investe constantemente em maquinário com tecnologia de ponta para dar agilidade à produção sem deixar de melhorar ainda mais a entrega final de seus equipamentos.

O atendimento é nacional e a medição, em caso de necessidade, pode ser in loco. Sua equipe técnico-comercial tem capacitação para atender o cliente dentro de suas necessidades. Dentre seu time, engenheiros, projetista e profissionais de fábrica com experiência de mercado estão prontos para desenvolver um projeto que apresente soluções práticas e eficientes para o dia a dia.