Aeroporto de Florianópolis: instalação de guarda-corpo, corrimão e revestimento inox

Aeroporto de Florianópolis: instalação de guarda-corpo, corrimão e revestimento inox
Aeroporto de Florianópolis: instalação de guarda-corpo, corrimão e revestimento inox

Em setembro de 2019 foi inaugurada uma obra de importância fundamental para Florianópolis, capital de Santa Catarina, e principal estância turística do estado: O novo aeroporto internacional Hercílio Luz, ou somente aeroporto de Florianópolis, que passou por uma série de reformas para agregar um novo conceito mundial em sua infraestrutura, unindo não só a utilidade para tráfego aéreo, mas tornando o espaço em um destino de entretenimento e lazer aos visitantes da ilha mais conhecida da região Sul do país.

Administrado pela Zurich Airport, o terminal chamado também de Floripa Airport, tem 49 mil metros quadrados – quatro vezes maior que o antigo complexo – e tem a capacidade para atender a oito milhões de passageiros por ano. A Projinox foi escolhida para o desenvolvimento do projeto de equipamentos em aço inoxidável, sobretudo em soluções voltadas para corrimão inox e guarda-corpo. “Foi um grande desafio para a Projinox atender a essa obra. Focamos todos os nossos esforços para fazer toda a logística e entrega de qualidade a fim de atender a expectativa do cliente em beleza, mas também em conformidade com as normas vigentes”, pontua Douglas Brito, diretor comercial da empresa. “Todo o projeto foi desenvolvido a partir de medições feitas no local, para que cada detalhes fosse pontuado, desde as medidas a insumos e equipamentos a serem utilizados”, explica.

A Projinox atendeu ao Floripa Airport com guarda-corpo e corrimão em aço inox, rodapé, revestimento e guarda-corpo em ACM, a grande novidade da empresa para essa obra.

Com o projeto criado, desenvolvido a partir de medições feitas por engenheiros da empresa, foram apontadas as soluções necessárias para atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 9050, que regulamenta os critérios de acessibilidade, obrigatórios para ambientes de grande circulação.

Aprovado o projeto apresentado, a produção dos equipamentos é feita a partir de critérios de qualidade exigidos para um local de grande circulação, onde os níveis de segurança são elevados e todo o cuidado é pouco para que se preserve a vida dos usuários. Determinações do Corpo de Bombeiros, por exemplo, são consideradas, bem como a ABNT NBR 14718 para casos de vidros.

Equipes de instalação focadas na entrega foram direcionadas para Florianópolis para poder fazer a execução dos serviços. Todos os profissionais contam com experiência de mercado e constante treinamento para aperfeiçoamento no atendimento. A Projinox possui também uma frota de veículos que facilitam a logística de suas entregas.

Dentre os modelos de guarda-corpo escolhidos, está o autoportante, tendência para prédios que desejam transmitir elegância e modernidade em alto padrão. Esse tipo não necessita de nenhuma estrutura auxiliar para se manter fixo, bastando apenas a sua base para toda a sustentação. É uma opção atual que contribui muito com a estética, além de ser extremamente segura, uma vez que sua aplicação é feita a partir de uma análise de engenheiros e projetistas da empresa. No aeroporto de Florianópolis esse modelo de guarda-corpo autoportante da Projinox foi colocado no terminal de passageiros, saguão e pontes de embarque do complexo.

Já o guarda-corpo de ACM foi feito de maneira especial para essa obra a fim de atender uma necessidade na ponte externa do aeroporto.

Projetos customizados em aço inox

A Projinox hoje é referência no mercado de aço inoxidável voltado para soluções personalizadas. Nomes como Femsa Coca-Cola, Ambev e Metrô de São Paulo são obras que foram atendidas pela empresa, todas respeitando os critérios necessários para cumprimento não só das exigências voltadas para a construção civil, mas também de vigilância sanitária, com no caso de empresas do segmento alimentício, laboratorial e hospitalar.

Atendimento nacional

A Projinox tem como visão “ser uma marca referência no mercado em que atua, estando presente em todos os lugares que necessite de aço inoxidável”. Seu atendimento é nacional, e sua marca está presente em obras de importância nacional, na entrega e instalação de seus equipamentos.

Diversos aeroportos em seus cases

A Projinox também já atendeu a terminais como o Galeão, no Rio de Janeiro, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas e Congonhas, na capital paulista.

Além de aeroportos, A Projinox já realizou diversos projetos especiais em estações de metrô do Estado de São Paulo, tendo em sua lista mais de 30 ramais, como as linhas Lilás e Amarela.

Todos esses cases foram atendimentos com guarda-corpo e corrimão inox, atestando a empresa como referência em projetos especiais para obras de grande porte.

Vantagens do aço inox

O aço inoxidável é uma liga metálica composta por um mínimo de 10,5% de cromo, elemento que acrescenta ao aço uma fina película chamada de camada passiva, que preserva o material das ações do oxigênio, tornando-o impermeável e menos suscetível à corrosão.

O aço inox está entre as matérias-primas mais importantes do mundo por trazer inúmeros benefícios intrínsecos a suas propriedades. De conformação versátil, é flexível, maleável e permite boa soldabilidade para criação de equipamentos diversos.

Suas principais características são: resistência à ferrugem, às intempéries do tempo e variação de temperatura. Poluentes do ar também não alteram esse material, logo, um revestimento inox em uma fachada ou coluna, por exemplo, não terá danos causados pelo próprio ar atmosférico ao longo dos anos, preservando sua durabilidade e beleza.

A beleza também é outro ponto que chama a atenção do inox. Sem necessitar de pintura ou qualquer outro procedimento estético, o próprio material já é considerado um elemento decorativo do ambiente, sendo muito utilizado tanto por arquitetos como design de interiores.

Conclusão

A Projinox conta com uma estrutura completa para assegurar que projetos de grande porte como o aeroporto de Florianópolis, que necessitam de experiência e investimento para a execução, sejam entregues dentro do prazo estipulado no cronograma, seguindo todos os critérios necessários para atendimento das normas e qualidade desejável para obras de grande porte.

Máquinas de corte a laser, dobradeiras CNC, curvadoras de tubos e amplos setores de solda e acabamento são alguns dos diferenciais que garantem precisão e celeridade aos processos, permitindo que a empresa seja referência no segmento.