Qual a vantagem do aço inox?

Qual a vantagem do aço inox?
Qual a vantagem do aço inox?

O aço inoxidável é uma matéria-prima amplamente utilizada em diversos segmentos industriais, por ser conhecida por seus diversos benefícios, mas será que você conhece todas as vantagens do aço inox?

Não é difícil andar pelas ruas e ver o inox espalhado em muitos pontos de uma cidade, da mais moderna a mais rústica. O mesmo vale para hospitais, cozinhas industriais, laboratórios e supermercados. E todos esses locais ao escolherem o inox tem um pensamento em comum: a sua durabilidade.

Por ser menos suscetível à oxidação, a vantagem do aço inox é o seu maior tempo de vida útil, pois mesmo passando por processos que naturalmente enferrujariam um equipamento feito em outro tipo de aço, o inox tem resistência. É o caso das piscinas. Exposto ao cloro, o inox mantém a sua aparência intacta, e sem necessidade de manutenção por longos anos.

Lembrando que a durabilidade do inox está inteiramente ligada à sua aplicação de acordo com o tipo de AISI que será utilizado. Para se obter toda a vantagem do aço inox é necessário utilizar o material correto que seja apropriado para o processo. Não adianta aplicar em uma piscina o AISI 430, que o resultado será insatisfatório. Falaremos mais sobre os tipos de inox mais abaixo.

A principal vantagem do aço inox

Sem dúvida alguma, a principal vantagem do aço inox é a sua resistência à oxidação. Essas características trazem diversos benefícios a um equipamento fabricado nessa matéria-prima. Por exemplo, como já citado, a baixa necessidade de manutenção. Se cuidado da forma correta, o inox não precisa de novos tratamentos superficiais, como pintura.

Para segmentos voltados para a alimentação, como cozinhas industriais, a vantagem do aço inox é ser uma grande aliada para a segurança alimentar, afinal, por ser um material inerte, não altera as características durante a manipulação, como cor, sabor e odor, nem solta partículas que contaminam o que está sendo preparado.

A limpeza também é prática, até mesmo quando necessário ser feita com frequência. Uma observação é que uma das manutenções do inox é justamente a limpeza, para não o deixar se contaminar. Em muitos casos, basta sabão neutro, água e pano macio para deixar como novo.

Uma outra vantagem do aço inox é o seu comportamento em variações de temperatura, podendo tanto ser utilizado em fornos com altos graus, a temperaturas criogênicas (abaixo de 0° C).

O inox tem superfície lisa, o que além de facilitar a assepsia, impede que bactérias se acumulem, sendo facilmente removidas.

Inox polido ou escovado: uma vantagem do inox

No quesito beleza, a cor neutra do aço inox pode se encaixar bem em qualquer estilo de decoração. Naturalmente, é possível escolher entre dois acabamentos: polido ou escovado, cada um com suas características. O polido é o inox brilhante, capaz de refletir quem o observa. Já o escovado, é o fosco, com aspecto de riscos em sua superfície.

Em tese, os benefícios são os mesmos, sendo uma questão decorativa, de gosto. Ambos, no entanto, combinam com estilos contemporâneos e clássicos.

Os tipos do inox também são vantagens

Um material diversificado é sempre vantajoso, pois é possível se trabalhar em diversas frentes, com valores também variáveis.

Com o longo dos anos, muitas misturas de elementos proporcionaram novas descobertos com relação ao inox. Hoje, as principais classificações desse material são ferríticos, austeníticos e martensíticos; cada um com suas características.

Essas classificações incidem em maior ou menor resistência à corrosão em determinados ambientes e aplicações; dureza e altas temperaturas.

É válido ressaltar que para ser considerado aço inox, é necessário ter mais do que 10,5% de cromo na composição.

Saiba mais sobre os tipos de inox:

Especialista em aço inox

Para se aproveitar todas as vantagens do aço inox, a orientação profissional correta é fundamental. A Projinox tem profissionais altamente técnicos para entender a necessidade apresenta por seus clientes, e atender apontando a melhor escolha em custo-benefício.

A Projinox tem engenheiros, projetistas, comercial técnico, e colaboradores fabris capacitados, além de maquinário de ponta para garantir uma entrega com excelência em acabamento e qualidade.

A empresa atendeu a diversos cases de envergadura nacional, como os aeroportos de Florianópolis, Guarulhos e Viracopos; mais de 40 estações de metrô em SP e mais de 400 hospitais atendidos em todo o Brasil. Saiba mais clicando aqui.