Por que o aço inox não enferruja?

Por que o aço inox não enferruja?
Por que o aço inox não enferruja?

O aço inoxidável, popularmente conhecido como aço inox, é uma liga metálica composta principalmente por ferro (Fe), cromo (Cr) e carbono (C), além de outros elementos em menor proporção. A composição exata pode variar dependendo do tipo e grau de aço inoxidável, pois diferentes formulações são utilizadas para atender a requisitos específicos de resistência à corrosão, resistência mecânica e outras propriedades desejadas.

A grande referência do inox é, como o nome sugere, a resistência superior à corrosão em comparação a outros tipos de aço. Isso ocorre devido à presença de cromo em sua composição química.

O cromo é um elemento fundamental na composição do inox, pois forma uma fina camada de óxido de cromo na superfície do metal quando exposto ao oxigênio do ar. Essa camada é altamente resistente à oxidação e atua como uma barreira protetora, impedindo que o oxigênio entre em contato direto com o ferro presente no aço. É essa camada de óxido de cromo que confere a resistência à corrosão do inox.

Além do cromo, outros elementos, como o níquel e o molibdênio, também são adicionados em diferentes proporções para melhorar ainda mais as propriedades do aço inox. Esses elementos aumentam a resistência à corrosão em ambientes agressivos, como em presença de ácidos ou substâncias químicas corrosivas.

São essas variações que formam os tipos diferentes do inox, classificados como austeníticos, ferríticos e martensíticos; cada um indicado para uma situação.

Atenção! O inox pode sim enferrujar

No entanto, é importante mencionar que o aço inoxidável pode sofrer corrosão em algumas circunstâncias específicas. Por exemplo, se a camada de óxido de cromo for danificada ou removida, o aço inox pode ficar suscetível à corrosão. Além disso, certos agentes corrosivos, como ácidos fortes ou ambientes com altos teores de cloretos, podem comprometer a resistência à corrosão do aço inoxidável.

Portanto, embora o aço inox seja altamente resistente à corrosão e não enferruje na maioria das condições, é importante cuidar e manter adequadamente os objetos de aço inoxidável para preservar sua integridade e durabilidade ao longo do tempo.

Outra dúvida pertinente sobre o inox é se ele pega ou não pega imã. Saiba mais no vídeo abaixo:

O inox em regiões litorâneas

Um exemplo sobre essa questão de o aço inox enferrujar ou não é a região litorânea. O aço inoxidável é amplamente utilizado em regiões de maresia devido à sua resistência à corrosão em ambientes marinhos. A presença do sal do mar e a umidade elevada nessas áreas podem causar danos significativos a diversos materiais, especialmente aos metais comuns, como o aço carbono, que são mais suscetíveis à corrosão.

No entanto, a camada protetora de óxido de cromo em sua superfície cria uma barreira efetiva que impede o ataque corrosivo do sal e da água.

Os tipos de aço inoxidável mais comumente utilizados em ambientes de maresia são os austeníticos e os duplex. Os aços inoxidáveis austeníticos, como a série 304 (AISI 304) e a série 316 (AISI 316), são altamente resistentes à corrosão e são amplamente empregados em aplicações marítimas. Os aços inoxidáveis duplex, como a série 2205 (AISI 2205), possuem uma combinação de estrutura austenítica e ferrítica, oferecendo uma resistência ainda maior à corrosão em ambientes agressivos.

Porém, se houver o uso do tipo de aço incorreto, como o AISI 430, é possível que ocorrerá o processo de ferrugem devido à composição desse tipo.

Por isso, é importante a orientação técnica ao se instalar ou comprar produtos em inox para qualquer tipo de local, pois deve-se levar em consideração a aplicação e local de operação do uso.

Orientação técnica

A Projinox é referência em equipamentos inox sob medida. Com uma reputação sólida e anos de experiência, a empresa tem conquistado a confiança de clientes em busca de soluções personalizadas em aço inoxidável.

Sua expertise, comprometimento com a qualidade e foco no cliente a tornam a escolha ideal para projetos que exigem soluções personalizadas e confiáveis em aço inoxidável. Quando se trata de aço inox sob medida, pensou inox, pensou Projinox.