O que é o aço inox polido?

O que é o aço inox polido?
O que é o aço inox polido?

O aço inoxidável é um material que é conhecido por sua resistência à corrosão, alta durabilidade e facilidade de limpeza. O aço inox polido é uma variante do aço inoxidável que é submetida a um processo de polimento para criar uma superfície lisa e brilhante. Neste artigo, a Projinox mostra o que é o aço inox polido e suas vantagens.

O que é o aço inox polido?

O aço inoxidável é uma liga de ferro, carbono e outros elementos, como cromo, níquel e molibdênio. A presença desses elementos confere ao aço inoxidável uma excelente resistência à corrosão, tornando-o ideal para uma ampla gama de aplicações em ambientes corrosivos e áreas expostas às intempereis do tempo.

O aço inox polido é um tipo de acabamento que pode ser aplicado em vários tipos de aço inoxidável. O processo de polimento é utilizado para criar uma superfície lisa e brilhante, removendo todas as impurezas, manchas e marcas de superfície.

Como funciona o processo de polimento do inox?

O processo de polimento do aço inox começa com a preparação da superfície do aço, que é lixada para remover quaisquer marcas ou irregularidades. Em seguida, uma série de discos de polimento é utilizada para alisar e remover as marcas de lixa deixadas pela primeira etapa.

Após a etapa inicial de polimento, o aço inox é lavado e limpo para remover todos os resíduos e partículas. Em seguida, um composto de polimento é aplicado ao aço inox para remover as marcas finas e para criar um brilho espelhado na superfície do metal. O composto de polimento é geralmente uma mistura de água e um abrasivo fino, como óxido de alumínio ou dióxido de silício.

O processo de polimento pode ser repetido várias vezes, dependendo do grau de brilho desejado. O resultado final é um acabamento espelhado que reflete a luz de maneira uniforme, criando um efeito de alto brilho que é altamente valorizado em várias aplicações.

Vantagens do aço inox polido

O aço inox polido é amplamente utilizado em várias indústrias, incluindo aeronáutica, automotiva, naval e alimentícia, devido às suas muitas vantagens. Aqui estão algumas das vantagens mais significativas do aço inox polido:

  • Resistência à corrosão: O aço inox polido é altamente resistente à corrosão, o que significa que é capaz de resistir à oxidação e ao enferrujamento. Isso o torna ideal para aplicações em ambientes agressivos, como indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas.
  • Fácil manutenção: O aço inox polido é fácil de limpar e manter, graças à sua superfície lisa e não porosa. É resistente a manchas e não acumula sujeira ou bactérias, o que o torna ideal para aplicações em ambientes que exigem alta higiene, como hospitais, laboratórios e cozinhas.
  • Aparência atraente: O aço inox polido é altamente valorizado por sua aparência atraente e elegante. O acabamento espelhado cria um efeito de alto brilho que é altamente valorizado em várias aplicações, incluindo móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos, joias e relógios.
  • Durabilidade: O aço inox polido é extremamente durável e resistente a arranhões e amassados. Ele também é resistente a altas temperaturas e pressões, o que o torna ideal para aplicações em ambientes de alta pressão, como em sistemas de tubulação.
  • Versatilidade: O aço inox polido é um tipo de acabamento que pode ser aplicado em vários produtos, para diferentes segmentos: equipamentos médicos, utensílios de cozinha, joias, entre outros.

Atenção na escolha do aço inox polido

É sempre bom ressaltar que o aço inox no geral tem tipos diferentes, detalhe que faz toda diferença na aplicação. Certamente, todas as características supracitadas dizem respeito aos produtos fabricados nesta matéria-prima. No entanto, para que se tenha efetividade em seu uso, é necessária uma escolha correta do tipo de aço inox.

Por exemplo, o aço inox polido 304 e o 430 tem concentrações e elementos diferentes em suas composições, o que faz com que sejam usados para aplicações distintas. O inox polido 304 é recomendado para áreas externas, já o 430 não. Já em regiões litorâneas, o 316 é sempre uma opção mais garantida de durabilidade.

Saiba mais informações sobre os tipos de aço inox ao clicar aqui.

Fabricante de produtos em aço inox polido

A Projinox tem ampla experiência no mercado de aço inox sob medida, sendo referência em todo o Brasil com diversos cases de sucesso de fácil conhecimento do público em geral, como é o caso das estações de metrô do Estado de São Paulo, as quais contam com a presença de equipamentos diversos em aço inox polido fabricados e instalados pela Projinox. Ao todo, são mais de 40 ramais atendidos com excelência e segurança.

O processo de polimento deve ser feito por profissionais especializados e equipamentos adequados. Assim, é possível garantir um acabamento de qualidade, aumentar a vida útil do material e manter sua aparência sempre bonita e resistente às intempéries.

A Projinox conta com departamento de engenharia, medição in loco e profissionais na fábrica com anos de experiência no mercado para entregar um produto com alta durabilidade.