MIG vs TIG: qual a diferença na hora de soldar o inox?

MIG vs TIG: qual a diferença na hora de soldar o inox?
MIG vs TIG: qual a diferença na hora de soldar o inox?

O processo de solda dentro da metalurgia é essencial para desenvolver equipamentos variados destinados a diferentes operações. Consiste em unir dois materiais por meio de uma fusão, aquecidos a uma temperatura elevada, fazendo com que a superfície dos materiais derreta e se funda em uma poça de fusão. À medida que a poça de fusão se solidifica, os materiais se unem formando uma junta permanente.

O inox é um tipo de liga metálica que é amplamente utilizada em aplicações que exigem alta resistência à corrosão e ao desgaste, sendo de grande importância para a indústria no geral, sobretudo a voltada para a saúde e a alimentar, uma vez que uma das suas principais características é a alta higiene.

Para soldar o inox, os principais tipos atualmente usados no mercado é a soldagem MIG e TIG. Neste artigo, vamos considerar algumas diferenças entre esses modelos de trabalho.

Conheça diferença na hora de soldar inox

A soldagem MIG é um processo de soldagem semiautomático em que o arame de soldagem é alimentado automaticamente na junta de solda. Já a soldagem TIG é um processo manual em que o soldador alimenta manualmente o arame de soldagem na junta de solda.

Enquanto a soldagem MIG usa um arco elétrico pulsado para fundir o metal, a soldagem TIG usa um arco elétrico constante e controlado manualmente. A soldagem MIG é geralmente usada para soldar metais mais espessos, enquanto a soldagem TIG é usada para soldar metais mais finos.

Na soldagem MIG, o arame de soldagem é alimentado com um gás de proteção inerte, como argônio ou hélio, para proteger a junta de solda. Na soldagem TIG, o gás de proteção é fornecido por uma tocha de soldagem separada e é geralmente argônio.

A soldagem TIG é geralmente considerada mais precisa e controlada, permitindo um controle mais preciso do calor e um acabamento mais limpo, enquanto a soldagem MIG é considerada mais rápida e ideal para trabalhos em que a estética não é a principal preocupação.

A soldagem TIG é geralmente considerada mais desafiadora e requer mais habilidade do soldador, pois é um processo manual e requer um controle preciso do arco elétrico e do material de preenchimento.

O que é um gás inerte no processo de solda inox?

O gás inerte é frequentemente utilizado na soldagem para proteger a zona de soldagem do contato com o ar atmosférico, que pode levar à formação de óxidos e nitretos na superfície da poça de fusão. A presença desses óxidos e nitretos pode reduzir a resistência e a qualidade da solda, além de deixar marcas ou imperfeições na superfície.

Ao utilizar um gás inerte, como argônio ou hélio, para proteger a zona de soldagem, é possível manter uma atmosfera controlada e livre de oxigênio e outros contaminantes, permitindo uma solda mais limpa e com menos defeitos. Além disso, o gás inerte ajuda a controlar o arco elétrico e o calor da soldagem, o que é particularmente importante em soldas de alta precisão, como a soldagem TIG.

Especialista em soldar inox

A Projinox é fabricante de produtos em aço inox sob medida, fornecendo e instalando produtos personalizados em qualquer tipo de inox, com acabamento polido ou escovado. Para isso, conta com profissionais com amplo conhecimento e experiência de mercado, além de departamento de engenharia para criar soluções únicas que atendam as necessidades dos clientes.

São mais de 20 anos no mercado atuando em grandes projetos, como hospitais, aeroportos, estações de metrô e laboratórios, todos acompanhados por profissionais técnicos, fornecendo equipamentos conforme norma vigente.