Aço inox: tudo o que você precisa saber sobre composição e tipos

Aço inox: tudo o que você precisa saber sobre composição e tipos
Aço inox: tudo o que você precisa saber sobre composição e tipos

 

 

 

 

 

 

 Aprenda mais sobre o inox, sua composição e tipos em um só lugar. O material que revolucionou diversos segmentos com suas resistências

O que é o aço inox?

Qual a vantagem do aço inox?

O aço inox enferruja?

Os tipos de inox

Procurando orientação profissional sobre o aço inox?

O aço inoxidável – o aço inox – é uma matéria-prima conhecida mundialmente por conter benefícios exclusivos que facilitam o dia a dia e tornam sua durabilidade única. Foi criado pelo inglês Harry Brearley (1871-1948), em Sheffield, no início do século XX.

Durante uma pesquisa sobre armas, onde Brearley deveria desenvolver uma solução para que o aço dos canos dos revólveres resistisse à explosão interna na hora do disparo. Após diversas tentativas, o pesquisador observou que uma delas não reagia com a presença do ácido nítrico, ou seja, não oxidava.

Ao perceber essa inusitada situação, concentrou-se nessa nova ótica da pesquisa até chegar a uma combinação que continha 12% de cromo, uma liga que enferrujava em velocidade muito inferior se comparada com as outras.

Apesar de não ter chegado ao objetivo de sua pesquisa, Brearley criou um aço que mudaria o rumo da indústria em todo o mundo: o aço inox. As primeiras mudanças foram direcionadas para a indústrias alimentícia, que na época tinham seus talheres feitos em carbono, e corroíam facilmente após algum tempo de uso. O que bem sabemos é algo prejudicial à saúde.

O inox então passou a ser utilizado também em outros segmentos, passar por novas pesquisas e testes para ser cada vez melhor aplicado. É possível dizer então que o aço inox revolucionou o mercado mundial.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que de fato é o aço inox, suas características, composição e tipos

O que é o aço inox?

O aço inox é uma liga metálica resultante da mistura entre ferro, carbono, níquel e, principalmente, cromo, o qual é o responsável por revestir o inox com uma película protetora chamada de camada passiva.

Essa proteção impede que o ar atmosférico e a água entrem em contato diretamente com o metal. A grande vantagem da camada passiva é que ela é autorregenerativa, por isso de sua grande resistência; o próprio cromo se recompõe quando sofre alguma ação, desde que não seja removida essa segurança.

A partir de outras adições, como manganês, molibdênio, silício, surge outros tipos de aço inox, com características específicas para suas aplicações. Mais abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada família do inox.

Conheça o nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre o que é o aço inox:

 

Qual a vantagem do aço inox?

Muito conhecido nos segmentos industriais, o aço inox está presente desde um simples parafuso até mesmo a uma grande estrutura que compõe, por exemplo, uma obra de arte. Isso porque trata-se de uma matéria-prima com diferenciais inerentes ao próprio material.

A sua principal diferença está no benefício que nomeia esse aço: a resistência à oxidação. Com isso, a sua durabilidade é muito grande, pois mesmo em constante contato com água, salinidade, cloro, entre outros, não sofre deformação. É claro que é necessário sempre usar o tipo de aço inox ideal para cada situação, para isso, a orientação profissional é fundamental.

Outrossim, o inox é resistente às intempéries do tempo, ou seja, aquele ciclo de chuva e sol não afeta os equipamentos fabricados nesse material. Não à toa, o inox é recomendado para ambientes internos e externos.

A elegância e modernidade também não pontos a serem destacados. Ter um artefato em inox é sinônimo de sofisticação. A cor neutra característica do inox é vantajosa por se adequar bem em qualquer ambiente e estilo de decoração, do vintage ao contemporâneo.

No quesito higiene, nem se fala. O inox tem paredes com baixa porosidade, onde bactérias e outros microrganismos não conseguem se proliferar, sendo facilmente removidos com a limpeza rotineira, esta que pode ser feita com sabão neutro, água e pano macio, para deixar o artefato inox como novo.

O aço inox é também ideal para cozinhas e laboratórios, pois não afeta o resultado da manipulação. As paredes dessa matéria-prima não soltam partículas contaminantes, mantendo a originalidade do que está sendo preparado. Em outras palavras, o inox é inerte, não altera as propriedades de outros elementos, como cor, sabor ou odor.

O aço inox enferruja?

Essa é uma pergunta clássica e muito comum de se ter, afinal, apesar de não ser comum, é visto materiais em aço inox enferrujando, que é quando se pensa que o material não tem qualidade ou não é algum tipo de material paralelo ou similar. Na verdade, o que ocorre na grande maioria das vezes para o inox enferrujar é a má aplicação dele.

O inox pode sim enferrujar, se o tipo de inox for utilizado de maneira incorreta. Por exemplo, a família dos ferríticos (termo que falaremos mais no próximo tópico) não pode ser instalada em áreas litorâneas, senão certamente ocorrerá o processo de oxidação. O mesmo vale para laboratórios onde há misturas químicas fortes.

No entanto, existem tipos de inox próprios para cada uma dessas situações, mantendo a mesma proposta de durabilidade. Obviamente, como há alteração de valor, há também de preço.

Logo, sim o aço inox enferruja se mal utilizado. Voltamos a ressaltar: a orientação profissional nesse momento é fundamental para evitar esses transtornos.

Os tipos de inox

Todo o tipo de aço existe uma classificação, e com o inox não é diferente. A partir de uma série de misturas, obtém-se inúmeros materiais nomeados pelo termo AISI. Os três principais tipos de inox são os martensítico, ferrítico e austenítico.

Essas classificações incidem em maior ou menor resistência à corrosão em determinados ambientes e aplicações; dureza e altas temperaturas.

É válido ressaltar que para ser considerado aço inox, é necessário ter mais do que 10,5% de cromo na composição.

Veja algumas diferenças entre eles:

Austeníticos

Os austeníticos são os mais utilizados, pois tem maior porcentagem de cromo e níquel, e menos de carbono. Tem excelente resistência à corrosão, ductilidade e soldabilidade. Não são magnéticos, e são usados para fins estruturais e também de saúde. São classificados pelas séries 300 e 200.

  • AISI 304;
  • AISI 304L;
  • AISI 310;
  • AISI 316;
  • AISI 316L;
  • AISI 904L;
  • AISI 201.

Ferrítico

Na família dos ferríticos não contém níquel em sua composição, e, apesar da boa resistência à oxidação, tem maior chances de sofrer corrosão do que o irmão austenítico a depender de sua aplicação. Por isso são indicados para ambientes internos. São magnéticos, e com alta condutividade térmica. Tem aplicação no segmento automotivo, eletrodomésticos e arquitetura.

  • AISI 409;
  • AISI 430;
  • AISI 439;
  • AISI 441.

Martensíticos

Contam com alta resistência mecânica e dureza, apresentando pouca soldabilidade, mas forte resistência ao desgaste. É magnético. Em relação a seus irmãos, tem maior propensão a reação corrosiva. Os martensíticos de baixo carbono são voltados para turbinas, enquanto que, os de médio carbono são usados para fabricação de cutelaria, e o de alto carbono para os que sofrerão alto desgaste em seu processo rotineiro.

  • 410;
  • 420

Inox duplex

Resultado de uma mistura entre os aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos, o inox duplex conta com a resistência mecânica, imunidade a corrosão sob tensão e boa soldabilidade. Possui forte resistência à oxidação, sendo utilizado de forma específica em estruturas que serão instaladas em alto-mar, por exemplo, como as petroquímicas.

Procurando orientação profissional sobre o aço inox?

Temos mais de 22 anos de mercado, atuando em diversos segmentos como hospitalar, laboratorial e na construção civil com artefatos em aço inox sob medida. O grupo Projinox desenvolveu-se ao longo dos anos para ser referência no mercado.

Contamos com time comercial técnico que faz toda a orientação inicial necessária para a correta aplicação do inox a ser utilizado, além de projetistas que desenvolvem o projeto a partir de medição in loco para entender a necessidade apresentada pelo cliente para então atender. Todo o projeto é feito em desenhos 3D para melhor visualização do que será confeccionado e, posteriormente, instalado.

Nosso time de engenharia entra em campo na construção civil, como por exemplo, guarda-corpo e corrimão inox em estações de metrô, aeroportos e hospitais, onde é necessário fazer um acompanhamento para assegurar um projeto de excelência, entregando no final da obra ainda, a ART.

Nós da Projinox somos apaixonados pelo inox e teremos o maior prazer em conversar com você sobre essa matéria-prima tão nobre. Aliás, para trabalhar com esse material especial, temos um parque fabril moderno, com maquinário de ponta e profissionais experientes que manipulam o inox com todo o cuidado que ele merece.

Corte a laser fibra óptica, dobradeira CNC, corte tubo laser, viradeira de tubo, entre outros equipamentos, asseguram um acabamento de excelência e um resultado final impecável.

Temos obras espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, atendendo a diversos cases de envergadura nacional, como os aeroportos de Florianópolis, Guarulhos e Viracopos; mais de 40 estações de metrô em SP e mais de 400 hospitais atendidos em todo o Brasil.

Pensou inox, pensou Projinox.