5 obras de arte feitas em aço inox no mundo

5 obras de arte feitas em aço inox no mundo
5 obras de arte feitas em aço inox no mundo

Há várias obras de arte fabricadas em aço inox ao redor do mundo. Por ser um material durável, resistente à corrosão e com um acabamento brilhante, o inox é uma escolha popular para esculturas e instalações artísticas tanto em ambientes internos quanto externos.

Neste texto, separamos algumas das obras de arte notáveis ​​feitas em aço inoxidável:

O Bean (Cloud Gate)

Localizado em Chicago, nos Estados Unidos, essa escultura icônica foi projetada pelo artista Anish Kapoor. Feita de aço inoxidável polido, tem uma forma de feijão gigante e reflete o ambiente ao seu redor, proporcionando um cenário interativo para os visitantes.

Cloud Gate - Wikipedia

The Kelpies

Essas esculturas monumentais em aço inoxidável representam cavalos marinhos e são uma atração turística popular na Escócia. Criadas pelo artista Andy Scott, as esculturas têm cerca de 30 metros de altura.

The Kelpies – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Balancing Sculptures

As esculturas de aço inoxidável equilibradas, criadas pelo artista George Rickey, são conhecidas por suas formas minimalistas e movimento delicado. Essas obras podem ser encontradas em vários locais do mundo, incluindo parques e museus.

Kyle's Classic Balancing Man — Kyle's Kinetics

Rabbit

Essa escultura de aço inoxidável, criada pelo artista Jeff Koons, se tornou uma das obras de arte mais caras já vendidas em leilão. Ela retrata um coelho inflável em grande escala e é conhecida por seu acabamento espelhado.

ArtRio

Sky Mirror

Projetada por Anish Kapoor, essa escultura em forma de disco é feita de aço inoxidável polido e espelha o céu e o ambiente ao seu redor. Pode ser encontrada em várias localizações ao redor do mundo.

Indiano Anish Kapoor faz no Porto sua primeira exposição em Portugal -  Diário do Poder

Essas são apenas algumas das obras de arte em aço inoxidável existentes no mundo. Muitos artistas contemporâneos e escultores usam o aço inoxidável como um meio versátil para criar obras impressionantes e duradouras.

Motivos do uso do inox na arte

O aço inoxidável é frequentemente usado em obras de arte por uma variedade de razões, sobretudo aquelas que envolvem a durabilidade e beleza.

  • Durabilidade: O aço inoxidável é conhecido por sua resistência à corrosão, o que o torna uma escolha durável para esculturas e instalações artísticas expostas ao ar livre. Ele é capaz de resistir a condições climáticas adversas, como chuva, sol intenso e umidade, sem perder sua integridade estrutural;
  • Estética: O acabamento brilhante do aço inoxidável polido confere um visual elegante e moderno às obras de arte. Sua superfície refletiva cria efeitos de luz interessantes e permite que a obra interaja com o ambiente e com o observador. A aparência espelhada do inox também pode criar ilusões e distorções visuais que contribuem para o apelo estético da obra;
  • Versatilidade: O aço inoxidável pode ser moldado e manipulado de várias maneiras, o que permite aos artistas criar uma ampla gama de formas e estruturas. Ele pode ser dobrado, torcido, soldado e polido para atender às necessidades criativas do artista. Além disso, o aço inoxidável é relativamente leve em comparação com outros metais, o que facilita o manuseio e o transporte das obras de arte;
  • Manutenção fácil: As propriedades do aço inoxidável tornam a manutenção das obras de arte mais simples em comparação com outros materiais. O aço inoxidável não requer pintura, pois sua superfície natural é resistente à corrosão. Isso reduz a necessidade de manutenção frequente e diminui os custos a longo prazo;
  • Sustentabilidade: O aço inoxidável é um material reciclável, o que o torna uma escolha sustentável para obras de arte. Pode ser fundido e reutilizado em novos projetos, reduzindo assim o desperdício e o impacto ambiental.