Saiba Porque o Inox não enferruja.

Saiba Porque o Inox não enferruja.
Saiba Porque o Inox não enferruja.

O aço inoxidável tem tido um amplo crescimento em todas as áreas do mercado. Desde de utensílios de cozinhas a peças de carro, o inox passou a ser uma matéria prima importante por sua principal característica: a resistência contra oxidação, seja pelo contato com a água, seja pelo desgaste natural com o tempo. Mas por que o aço inox não enferruja? Vamos ajudá-lo a entender.

O principal fator dessa característica primordial para o sucesso do inox está nas combinações de seus componentes: cromo e níquel, que em contato com o aço, cria uma fina camada protetora que impede o acesso do oxigênio, água e outros agentes corrosivos às camadas inferiores do material. Quanto mais desses componentes foram adicionados para formar a liga, maior a sua resistência.

Essa composição só foi possível graças a um metalurgista que em 1913 testava a resistência de algumas ligas aos ataques químicos, descobrindo que ao combinar cromo e níquel com ferro, criava-se uma resistência a oxidação. A média de cromo presente nas ligas de inox é de no mínimo 10,5%.

Há diversos produtos e aplicações do aço inox no dia a dia. Atualmente, existem três famílias de inox: Austeníticos, Ferríticos e Martensíticos, cada qual com sua característica própria que melhor se aplica em diferentes segmentos.

Austeníticos

É o tipo com maior facilidade de conformação e resistência a rupturas e trincas, mesmo em temperaturas extremas. É conhecida no mercado como a família 300. Visto muito em revestimentos, tubulações, pias e cubas.

Ferríticos

Tem custo menor, mas em composição, tem sua resistência também diminuída. É conhecido como aço 400. Tem maior utilização em eletrodomésticos e algumas peças de automóveis.

Martensíticos

Esta família tem maior resistência mecânica, bastante similares ao carbono, além de boa resistência à oxidação. São utilizados para a produção de bombas, artigos de cutelaria, como facas e tesouros, pistas de rolamento e instrumentos hospitalares.