Grelha inox para piso: solução para o escoamento de água

Grelha inox para piso: solução para o escoamento de água
Grelha inox para piso: solução para o escoamento de água

Um dos problemas que mais causam dores de cabeça em construções tem relação com o escoamento de água, afinal, um erro no cálculo e pronto, ganha-se uma preocupação que pode dar muito trabalho para ser resolvida. E quando se trata sobre vazão, os cuidados estão relacionados com a escolha do ralo.

Essencial em todas as construções, existem alguns modelos que atendem a diferentes necessidades, como o ralo comum e o ralo linear, conhecido também como grelha para piso. Fabricados em diversos materiais, o mais recomendado no mercado devido a sua durabilidade e características exclusivas são as peças produzidas em aço inoxidável.

Antes de tudo, é preciso saber que o ralo deve ser funcional. A sua má aplicabilidade acarreta em diversos transtornos como entupimentos, vazamentos e mau cheiro; sem contar a atração de pragas e insetos.

O ralo comum atende a ambientes residências de pouco uso e que não exija uma vazão maior de água. No entanto, em locais onde a drenagem deve ser rápida e não pode ter acúmulo, como hospitais, áreas de piscina, indústrias e restaurantes, o mais indicado é a grelha inox para piso.

O que é o ralo linear inox

O ralo linear é composto por caixilho – ou calha –, cesto removedor e a grelha. Essas três peças formam um equipamento eficiente contra entupimentos e mau cheiro. Sua principal diferença está no tamanho e modelos que podem ser fabricados.

    • Caixilho: Chamado também de calha de escoamento, é a estrutura da peça que será conectada ao encanamento;
    • Cesto removedor: É onde ficarão acumulados os detritos. Por ser de fácil remoção facilita a limpeza;
    • Grelha: A parte que cobre o caixilho, pode ser perfurada com furos quadrados, oblongos ou redondos;
    • Requadro: Parte vazada feito em cantoneira, serve como base onde a grelha será encaixada, quando não houver caixilho.

Benefícios da grelha para piso inox

Por ter um tamanho maior, a água escoa com facilidade. O mesmo vale para os detritos que são recolhidos pela calha coletora. A grelha para piso inox também evita o retorno de maus odores.

Fabricada em aço inox, tem resistência à corrosão, mesmo com o frequente uso de água no ambiente. Sua superfície não porosa dificulta o alojamento de microrganismos, o que por consequência impede a proliferação bacteriana. A grelha para piso é de fácil limpeza, bastando sabão neutro e água para deixar a peça como nova.

O ralo linear ainda tem resistência às intempéries do tempo, impacto e mudanças bruscas de temperatura.

Onde usar a grelha inox para piso?

É comumente utilizado em áreas de serviço, garagens e quintais, em caso de residências. Porém, seu uso é mais frequente em ambientes comerciais, como restaurantes, cozinhas industriais, supermercados, padarias, além de indústrias no segmento hospitalar, alimentício e outros que precisam estar conformes às normas de Vigilância Sanitária.

Saiba mais sobre Grelha Inox

Fabricante de grelha para piso

Com maquinário de ponta, profissionais capacitados e medição in loco, a Projinox, fabricante há 20 anos de ralo linear, busca atender cada cliente com soluções especiais voltadas a necessidades específicas.

Com inúmeros modelos, as peças são sofisticadas e com resistência a impactos calculadas para não gerar torções mesmo sob intenso tráfego de pessoas ou até mesmo de empilhadeiras, caminhões e outros veículos de carga.

A grelha inox para piso poderá reduzir os riscos de entupimento, mau escoamento e mau odores, garantindo o sucesso da obra por oferecer um equipamento funcional e atendendo a necessidade sob medida.

Confira todos os produtos produzidos pela Projinox. Clique Aqui

Saiba mais sobre Nossos Produtos em Aço Inox

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430