Aço inox polido ou escovado?

O baixo custo de manutenção, a praticidade na limpeza e as diversas resistências têm permitido ao inox estar no topo das preferências de acabamento. Com isso, crescem as dúvidas dos consumidores em relação às diferenças que devem ser levadas em conta na hora da escolha. Uma delas é se o produto em aço inox deve ser polido ou escovado.

O grande ponto que difere esses dois tipos está na última etapa de fabricação do inox: o acabamento. O tipo de aço é o mesmo, contudo, na hora de finalizar o artefato, pode-se optar por tê-lo com riscos – escovado – que podem ser percebidos a olho nu ou um item com a superfície aparentemente lisa e extremamente brilhante – polido.

A máquina usada para ambos os acabamentos é a mesma. Contudo, para dar a aparência polida ao material, é preciso passar o equipamento diversas vezes nele, até que não sobre nenhuma ranhura perceptível a olho nu. No caso, o aço polido tem uma rugosidade de aproximadamente 0,05 umRa, enquanto o aço inox escovado tem cerca de 2,0 umRa.

No geral, o acabamento polido é mais oneroso. Além disso, o material de inox polido tende a ter mais ranhuras com o tempo, levando ao pensamento de que o material foi desgastado. Geralmente, com o passar dos anos, será necessário fazer um polimento no item novamente para que ele volte a ter a aparência lisa e brilhante.

Veja os produtos em aço inox fabricados pela Projinox

Na hora da escolha, o que deve ser levado mais em consideração é o gosto pessoal. O inox escovado terá uma aparência mais opaca e com pouco reflexo, sendo voltado mais para o estilo rústico, contudo, é a opção mais comum no mercado. O inox polido, entretanto, tem um brilho que pode dar uma aparência mais moderna ao ambiente.

No mais, eles são semelhantes. Por exemplo, o processo de limpeza de ambos é o mesmo: sabão neutro e água ou algum outro produto de limpeza específico para esse material. Lembre-se: nada de produtos abrasivos ou esponjas de aço, pois podem danificar o inox, seja ele polido, seja ele escovado.

Quer saber mais sobre o que é o aço inox polido? Clique aqui.

Inox polido ou escovado: escolha elegante e com durabilidade

Não importa qual seja a escolha, o aço inoxidável é uma excelente opção para diversas aplicações, desde utensílios domésticos até equipamentos industriais. Sua resistência à corrosão, durabilidade e facilidade de limpeza tornam-no uma escolha popular em muitos setores.

Além disso, o aço inox é um material ecologicamente correto, pois é reciclável e pode ser reutilizado sem perder suas propriedades. Isso faz com que seja uma opção sustentável para projetos de construção e fabricação de produtos.

No entanto, é importante lembrar que o aço inoxidável não é totalmente resistente à corrosão. O grau de resistência depende da qualidade do aço e das condições do ambiente em que o material é utilizado. Portanto, é importante escolher o tipo de aço inox adequado para cada aplicação e adotar medidas de manutenção preventiva para prolongar a vida útil do material.

Em resumo, a escolha entre o aço inox polido e escovado deve levar em consideração o estilo e preferências pessoais, além de fatores como custo e manutenção. Independentemente da escolha, o aço inox continua sendo uma escolha excelente e sustentável para muitas aplicações.

Você conhece os tipos de aço inox? Clique aqui.

Fabricante de produtos em aço inox

A Projinox é especialista em projetos sob medida em aço inox polido ou escovado, fabricando equipamentos para os segmentos hospitalar, laboratorial, educacional, construção civil, cozinha industrial, entre outros. Todas as peças são analisadas pela equipe de engenharia da empresa, sendo confeccionadas conforme normas vigentes, como as estabelecidas pela ABNT e Anvisa.

SAIBA MAIS SOBRE PIA E BANCADA INOX

Ligue para (11) 2480-3461

 SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !