Aço inox polido ou escovado?

por Redação
em inox
Acessos: 1073

O baixo custo de manutenção, praticidade na limpeza e as diversas resistências, tem permitido ao inox estar no topo das preferências de acabamento. Com isso, crescem as dúvidas dos consumidores com relação às diferenças que devem ser levadas em conta na hora da escolha. Uma delas é se produto em aço inox deve ser polido ou escovado.

O grande ponto que difere esses dois tipos está na última etapa de fabricação do inox: o acabamento. O tipo de aço é o mesmo, contudo, na hora de finalizar o artefato, pode-se optar por tê-lo com riscos – escovado – que podem ser percebidos a olho nu, ou um item com a superfície aparentemente lisa e extremamente brilhante – polido.

A máquina usada para ambos os acabamentos é a mesma. Contudo, para dar a aparência polida ao material, é preciso passar o equipamento diversas nele, até que não sobre nenhuma ranhura perceptível a olho nu. No caso, o aço polido tem uma rugosidade de aproximadamente 0,05 umRa, enquanto que do aço inox escovado, tem cerca de 2,0umRa.

No geral, o acabamento polido é mais oneroso, além disso, o material de inox polido tende a ter mais ranhuras com o tempo, levando ao pensamento que o material foi desgastado. Geralmente, com o passar dos anos, será necessário fazer um polimento no item novamente para que ele volte a ter a aparência lisa e brilhosa.

Na hora da escolha, o que deve se levar mais em consideração é o gosto. O inox escovado terá uma aparência mais opaca e com pouco reflexo, é voltado mais para o rústico, contudo, é a opção mais presente no mercado. O inox polido, entretanto, tem um brilho que pode dar uma modernidade maior no ambiente.

No demais, eles são semelhante. Por exemplo, o processo de limpeza de ambos é o mesmo: sabão neutro e água ou algum outro produto de limpeza específico para esse material. Lembre-se: nada de produtos abrasivos ou esponja de aço, pois podem danificar o inox, seja ele polido, seja ele escovado. 

SAIBA MAIS SOBRE PIA E BANCADA INOX

Ligue para (11) 2480-3461

 SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !