Saiba por que você deve manter o inox limpo

Saiba porque você deve manter o inox limpo
Saiba porque você deve manter o inox limpo

O inox tem sido considerado nobre por sua leveza e modernidade, além de resistência e consequente durabilidade. Mantê-lo limpo não é só conservar a aparência elegante da peça, como também preservar o seu tempo de vida útil, que pode ser por um longo período caso os procedimentos corretos sejam seguidos à risca. Isso mesmo, manter o inox limpo pode aumentar o tempo de vida útil da sua peça

E não é à toa: a cada dia que passa o aço inox tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas. De um simples parafuso a um equipamento industrial, o inox é perfeito para muitos procedimentos corriqueiros que exigem cuidados com a segurança alimentar e da saúde. Por esse motivo, é muito comum ver artefatos inox em hospitais e cozinhas industrias, por exemplo. E observe que eles sempre estão limpos.

Por esse motivo, neste artigo vamos mostrar os motivos pelos quais você deve sempre manter o aço inox limpo.

O que você vai ler nesse artigo:

Camada passiva: o grande segredo do inox

Todas as características vantajosas do aço inox, seja a resistência à oxidação, seja as propriedades antibactericidas, tem uma razão especial: a camada passiva. É a película que se forma na superfície do inox a partir do seu contato com o oxigênio e água, sendo justamente isso que impede que o metal tenha esse encontro com o ar atmosférico.

A sua formação é quase que instantânea, e mesmo que seja sofra algum dano, ela se recupera rapidamente, tornando a ter as suas propriedades anticorrosivas.

Isso ocorre devido à presença do cromo, um elemento químico que compõe a liga metálica que forma o inox. Ele é o responsável pela formação dessa superfície protetora. Para ser considerado um aço inox, é necessário ter um mínimo de 10,50% de Cr.

E existem diversos tipos de inox que se formam a partir da mistura de mais ou menos cromo, juntamente com outros elementos importantes, como o níquel e o molibdênio.

Está mais interessado sobre isso? Temos um conteúdo dedicado a esse assunto em nosso blog: Clique aqui e saiba mais sobre os tipos de aço inox. Se preferir ainda temos um vídeo exclusivo falando sobre isso.

Tudo isso é muito bacana, não é mesmo? Afinal, sempre buscamos adquirir produtos que sejam duradouros e tenham custo-benefício excelente. Contudo, mesmo um elemento tão excelente pode sofrer com o mau uso, e sobre isso que falaremos no próximo tópico.

O aço inox pode sim enferrujar

Agora você sabe sobre a camada passiva do inox, e também sobre o cromo, coringa que permeia os segredos do inox. A mistura desse elemento (níquel ou molibdênio, por exemplo) permite que inox tenha diferentes performances, e isso vai depender muito da sua exposição.

Existem tipos de inox próprios para regiões litorâneas, devido à maresia, como o AISI 304 ou o AISI 316. Usar um modelo com outras características, mesmo que tenham também a resistência à oxidação, podem causar danos no produto e, consequentemente, vem a corrosão.

Esse é um ponto. Vamos para o próximo agora.

Por que é importante limpar o inox?

Mas somente o tipo do aço inox, apesar de extrema importância, não é tudo para conservar o aço inox. Limpar o seu produto é essencial para a sua durabilidade ser garantida. Isso porque fragmentos de elementos que contaminam o material podem causar a oxidação.

É por isso que o inox não pode misturar com o carbono (ferro). Se fragmentos – como poeira – oxidados entrarem em contato com a superfície do inox e não forem limpos rapidamente, o inox vai contaminar, prejudicando, muitas vezes a sua aplicação.

O mesmo vale para outros fragmentos. Por isso, a recomendação é: uso? Limpou. Pronto. Dessa forma você não terá problemas com o seu equipamento em inox. Aliás, quanto maior o intervalo sem limpar, mais difícil será remover a sujeira acumulada, além do risco de manchas ou danos na superfície irreparáveis.

Aprendeu como deixar o seu produto inox sempre limpo?

Pronto, viu a importância de conservar o inox limpo? Assim, você terá sempre um produto elegante e moderno à disposição e por um longo tempo também.

Quer saber o que usar para limpar o inox? Veja abaixo nossas recomendações:

  • Detergente neutro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Esponja (tomando o cuidado de usar apenas o lado macio);
  • Pano de limpeza (também macio).

Saiba cinco dicas para conservar o seu produto inox em nosso canal do Youtube. Veja:

E vale ressaltar: limpe o inox. Pode parecer repetitivo, mas isso é extremamente importante para que seu produto tenha excelente performance e um longo tempo de vida útil.

Somos especialista em produtos inox

Somos fabricante de artefatos inox há mais de 20 anos, atuando em diferentes segmentos, como hospitalar, cozinha industrial e construção civil. Dentro do nosso amplo portfólio estão produtos como caixa de hidrante inox, corrimão inox, barra de apoio inox, grelha inox, lavatório inox e outros (confira aqui o nosso catálogo).

Entre nossos cases de sucesso, contamos com aeroportos, estações de metrô, hospitais e supermercados espalhados em todo o Brasil.