Qual o melhor inox para corrimão?

Qual o melhor inox para corrimão?
Qual o melhor inox para corrimão?

Muitos perguntam-se qual o melhor inox para corrimão devido aos diversos tipos desse metal que existe no mercado. É uma dúvida muito comum e carece de orientação profissional para que haja uma assertiva, somente assim haverá uma efetividade no uso do corrimão inox no dia a dia.

Nesse texto, a Projinox apresenta qual o melhor inox para corrimão a fim de guiar os internautas a uma escolha correta que não prejudique o uso rotineiro do equipamento. No geral, o inox tem por si só resistência à oxidação, no entanto, os diferentes elementos influenciam na hora de saber qual o melhor inox para corrimão a depender do local, por exemplo, em laboratórios, piscinas ou ainda regiões litorâneas, todas com suas características comuns e que podem danificar o aço inox se a opção não for correta.

Qual o melhor inox para corrimão? Entenda a composição

Para saber qual o melhor inox para corrimão, compreender a mistura de elementos desse metal é primordial, ainda que basicamente. O principal agente do inox é o cromo, ele é o responsável por criar sobre a superfície do aço uma camada passiva que impede o contato do ar atmosférico com o metal, retardando o efeito oxidando, uma vez que esse é natural em outros tipos de materiais compostos por ferro.

Portanto, todo tipo de inox é naturalmente resistente à oxidação, no entanto, uns são mais do que os outros a depender de sua aplicação. Para corrimão, os melhores inox para se trabalhar seriam os AISI 430, 304 e 316.

AISI 430, 304 ou 316: qual o melhor inox para corrimão?

O melhor inox para corrimão em ambientes litorâneos, por exemplo, seria o AISI 304, da família dos austeníticos e o mais utilizado no mundo, com 18% de cromo e 8 % níquel. Essa combinação torna o inox resistente à corrosão em meios agressivos, como é o caso dos litorais, onde a forte maresia presente no ar é um agente deteriorante para muitos materiais.

Por isso que o melhor corrimão inox para corrimão em praias é o inox 304, que dará alta durabilidade e baixa manutenção, não necessitando de pinturas ou produtos específicos para preservar o equipamento, bastando apenas pano úmido e água em abundância para uma limpeza frequente. Com isso, o corrimão inox terá uma vida útil longa.

Se o inox tiver submerso em água salgada, no entanto, o ideal seria o uso do AISI 316. O porquê será explicado abaixo, mas esse tipo tem uma resistência muito maior e garantiria um tempo de vida útil mais prolongado.

Em laboratórios, o melhor inox para o corrimão seria o AISI 316. Esse inox conta com 16% cromo, 10 % níquel e adição complementar de 2% de molibdênio; esse último torna o corrimão inox em aço extremamente eficiente contra oxidação, sobretudo quando submetido a meios clorados e quem incluem uma grande quantidade de elementos corrosivos.

Já o corrimão inox fabricado em AISI 430, seria uma opção para se manter os benefícios do inox, porém, com custo menor. É usado geralmente em ambientes externos que não sofrerão com exposição ao tempo, água e demais agentes corrosivos naturais. No entanto, sua resistência à oxidação é muito menor do que o AISI 304, e ainda mais se comparado com o AISI 316.

O AISI 430 pertence à família dos Ferríticos e sua principal diferença com relação aos tipos supracitados, é a falta do níquel em sua composição, o que reduz seu custo, tornando-o também magnético. Possui de 11% a 17% de cromo e conta com elementos como silício, nióbio e carbono. É mais utilizado em equipamentos e mobiliários para cozinhas profissionais e residências.

Como escolher o melhor inox para corrimão?

O conhecimento passado nesse texto é para se criar uma noção sobre o melhor inox para corrimão. No entanto, a orientação profissional nesse caso jamais pode ser descartada. No momento da escolha, é fundamental o acompanhamento técnico tanto para o melhor inox para corrimão, como também o melhor modelo de corrimão inox a ser instalado. Conheça aqui.

Onde instalar corrimão inox?

Paredes

 Corrimao Duplo Inox Acessibilidade 13.jpg

Escadas

Rampas

Mais modelos:

 

Fabricante do melhor corrimão inox

A Projinox tem ampla experiência na fabricação e instalação de corrimão inox, atuando desde os anos 2000, e atendendo a grandes projetos de importância nacional, como o Aeroporto de Florianópolis (SC), Autódromo de Interlagos (SP) e quase 40 estações de metrô do Estado de São Paulo, além de hospitais, laboratórios.

A Projinox é fabricante do melhor corrimão inox para a sua obra, baseado a partir de orientações colhidas/fornecidas pelo seu time comercial técnico e medição in loco, para que todas as necessidades do cliente sejam observadas para elaboração de projeto.

Com departamento de engenharia, a Projinox fornece também Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos equipamentos que são instalados, além de contar com corte a laser de tubo, máquinas de corte e dobradeiras de tubo, bem como equipamentos de montagem e acabamento próprios para esse material.

A Projinox fornece e instala corrimão inox para todas as regiões do Brasil, contando com equipes especializadas para o serviço de montagem.

Vale ressaltar que é importante observar os critérios da ABNT para instalação de corrimão inox conforme norma, respeitando as NBR 9050, de acessibilidade, e NBR 9077, de saídas de emergência; ambas necessárias para documentações de funcionamento.

Quer saber mais sobre corrimão inox? Acompanhe o blog da Projinox.

SAIBA MAIS SOBRE PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !