O tampo inox e seu uso democrático

O tampo inox e seu uso democrático
O tampo inox e seu uso democrático

Se existe um produto democrático dentro dos equipamentos fabricados em aço inoxidável é o Tampo Inox. Ele está presente em todos os segmentos, seja alimentício, seja hospitalar, e seu uso não se limita a apenas uma função. O tampo inox é um excelente auxílio na rotina de cozinhas industriais, laboratórios, clínicas e outros ambientes, principalmente aqueles que precisam seguir critérios rigorosos de assepsia.

Por isso, é importante entender a contribuição desse equipamento tão importante como o tampo inox. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre essa peça e descobrir no que ela pode colaborar com o dia a dia dos profissionais de um ambiente.

O que é o tampo inox?

Trata-se de uma peça plana, sem qualquer outro acessório. Pode ser também considerado uma bancada inox, a diferença é que ele tem apenas a superfície lisa. Quando instalado em um local dessa forma, é utilizado para dar apoio nos serviços.

Em uma cozinha industrial, por exemplo, o tampo inox pode servir para manipulação dos alimentos no momento do preparo, como no corte de verduras e legumes, na separação dos ingredientes que serão utilizados, entre outras funções.

Tampo em Aço Inox - 5

As partes do tampo inox

Muito semelhante às bancadas, o tampo inox conta com uma série de acessórios que podem contribuir ainda mais para o dia a dia. Veja abaixo:

Saia: fica abaixo do tampo, na frente e nas laterais. Além de torná-lo visualmente mais robusta, é uma proteção a mais para o equipamento;

Frontão: fica acima do tampo, junto à parede. E sua função é impedir a água de encontrar com a parede, além de evitar vazamentos. É ótimo uma excelente opção para complementar acabamento;

Bordas de contenção: evita que a água escorra durante o uso.

Tampo em Aço Inox - 6

Os acessórios do tampo inox

A partir do tampo, é possível acrescentar uma série de outros acessórios para torná-lo ainda mais completo para os trabalhos. Com um serviço de medição meticuloso, a Projinox entende a necessidade e o espaço do cliente e desenha bancadas inox sob medida.

É possível acrescentar uma ou mais cubas no tampo, expurgo, prateleiras e até mesmo gabinetes, além de recortes para sistema de lixo entre outros acessórios.

As principais características do inox

O motivo do tampo inox ser tão usual são as propriedades da sua matéria-prima, sendo a principal delas a sua resistência à corrosão, que torna sua durabilidade muito superior e evita que bactérias surjam devido às reações que ocorrem dentro do processo de oxidação.

O inox é um produto simples de higienizar: sabão neutro, água e pano macio podem fazer o serviço de assepsia tranquilamente, deixando a peça como nova. Nas suas paredes a gordura tem maior dificuldade de se prender, sendo mais fácil a limpeza.

Além do mais, a superfície do tampo inox é lisa, o que contribui para impedir que bactérias se alojem, podendo ser facilmente removidas. Sua composição não altera o que é manipulada sobre ela, como cor, odor ou sabor, pois não solta nenhum tipo de partícula.

O tampo inox chama muito a atenção por sua beleza. Por isso, é contado como um dos componentes decorativos do ambiente, transformando-o em sofisticado e moderno.

Essas características ocorrem pela presença do cromo em sua composição, que se trata de um filme invisível que reveste o metal e é ativado por meio da reação com o contato do oxigênio do ar ou da água. O cromo ainda tem propriedades regenerativas, mesmo quando arranhada a sua superfície, ele recupera a sua proteção (apesar de que as marcas estéticas continuam visíveis).

Procurando por tampo inox?

Atuamos na fabricação de tampo inox há mais de 20 anos. Confeccionado sob medida, é feito de acordo com o espaço e necessidades propostas pelo cliente. Para isso, contamos com medição in loco e projetistas que criam o desenho 3D para que o cliente possa visualizar como ficará o resultado final do equipamento pronto.

Em nosso parque fabril, localizado em Guarulhos, contamos com maquinários de alta tecnologia que asseguram primazia no acabamento e maiores possibilidades de geometria, graças a máquinas como corte a laser e dobradeira CNC.

Vale lembrar que o nosso atendimento é nacional.

Conheça o processo fabril da bancada hospitalar dentro da Projinox.