Mesa inox: modelos e caracteristicas

Mesa inox: modelos e características
Mesa inox: modelos e características

No dia a dia de uma rotina de trabalho, busca-se sempre as melhoras contínuas, sobretudo no que diz respeito à praticidade. Nesse assunto, domina um equipamento que faz parte de muitos processos e está sempre auxiliando os profissionais de inúmeros segmentos: a Mesa Inox.

É muito difícil não encontrar a mesa inox ao entrar em um local onde os cuidados sanitários são exigidos com rigor pelo órgão responsável, como cozinhas industriais, hospitais e laboratórios.

A mesa inox em tese é uma peça mobiliária plana feita para apoio. No entanto, no caso da mesa inox profissional, pode ser feita sob medida, inserindo nela uma série de acessórios que visam facilitar ainda mais as operações.

Além do mais, a mesa inox é sinônimo de beleza e durabilidade. E podem ser utilizadas em diversos segmentos, como:

  • Mesa inox para cozinha industrial;
  • Mesa inox para frigorífico;
  • Mesa inox hospitalar;
  • Mesa inox laboratorial;
  • Mesa inox para padaria;
  • Mesa inox para supermercado.
  • Mesa inox para veterinário;

Nesse artigo, a Projinox elenca uma série de vantagens da mesa inox: modelos e características.

Índice

Modelos de mesa inox: preço e características

Os modelos de mesa em aço inox são feitos sob medida, de acordo com a necessidade apresentada pelo cliente, podendo levar em conta o espaço disponível, como os acessórios que podem facilitar o seu dia a dia.

Todos os modelos são em aço inox, podendo conter a opção de acabamento polida ou escovada; contraventamento; rodízios ou sapatas (reguláveis ou não).

Mesa inox para cozinha com prateleira| Preço a consultar. Projeto sob medida

Opção versátil, podendo ser acrescentada prateleiras para facilitar o armazenamento de panelas ou outros tipos de equipamentos do dia a dia. Todas as peças podem conter rodízio ou ainda pés. A prateleira da mesa inox pode ser gradeada, perfurada ou lisa.

Mesa inox com gabinete| Preço a consultar. Projeto sob medida

A mesa inox com gabinete é geralmente utilizada em laboratórios e hospitais para facilitar o armazenamento dos instrumentos de trabalho. Opção de portas, prateleiras ou gavetas com quantidade a depender da necessidade.

Mesa inox com gaveteiro| Preço a consultar. Projeto sob medida

Prático, ideal para ambientes que precisam de gaveteiro espaçoso para melhor organização do ambiente, podendo contar com sistemas de tranca com chave, garantindo maior segurança. Os compartimentos do gaveteiro da mesa inox são produzidos de forma personalizada.

Mesa inox com cuba| Preço a consultar. Projeto sob medida

Esse modelo de mesa inox acompanha cuba centralizada ou deslocada, conforme necessidade, e frontão para proteção.

Mesas inox para hospitais

Mesa de necrópsia inox | Preço a consultar. Projeto sob medida

É feita com rebaixo para reter líquidos com tubo de escoamento. A mesa de inox pode ter rodízio com travas de segurança ou sapatas reguláveis.

Mesa tipo mayo inox | Preço a consultar. Projeto sob medida

Utilizada no auxílio dentro de uma sala de cirurgia de hospitais, clínicas veterinárias e dentistas, a mesa mayo é feita com tampo regulável para facilitar procedimentos.

Vale ressaltar que todas as mesas são feitas sob medida e customizadas, podendo conter prateleiras, gaveteiro, rodízio, dentre outros componentes.

Preço da mesa inox

Toda a composição de preço da mesa inox é calculada conforme escolhas do material que comporão o equipamento, tais quais:

  • Rodízio ou sapata;
  • Espessura do material (chapa e tubo);
  • Tipos de liga para a mesa inox;
  • Acabamento (guarda-corpo de inox escovado ou polido).

Acessórios também influenciam diretamente no preço, como, por exemplo, um gaveteiro terá qual quantidade de gavetas: uma, duas? A profundidade dessas gavetas? Chave para trancar ou somente puxador?

Como todo o trabalho é feito de forma personalizada para o cliente, o preço só poderá ser composto após uma análise imersiva da necessidade de cada caso.

Qual a função da mesa inox?

A utilidade da mesa inox é multifuncional, e sempre todas as atividades que envolvem esse equipamento está ligado ao auxílio das tarefas, como a manipulação de alimentos ou a organização dos condimentos em uma cozinha industrial; o condicionamento de insumos para a obter-se fórmulas de remédios em laboratórios, e assim por diante.

Características da mesa inox

Todos os modelos, independente da escolha, contam com superfície lisa que evita o acúmulo de resíduos e bactérias, pois não conta com fissuras que dificultam a limpeza, pelo contrário, a remoção e higienização prática e simples.

A mesa inox não altera a composição do que é manipulada sobre ela, como cor, odor ou sabor, sendo considerado um material inerte e, portanto, ideal para locais que precisam manter a originalidade do que se está sendo trabalhado.

Por conta da matéria-prima, tem excelente durabilidade e resistências diversas, como à oxidação. É também um móvel em aço inox moderno e elegante que torna o ambiente mais suntuoso.

Sobre o aço inox

O que é o aço inox?

O aço inox é um material amplamente utilizado em todo o mundo. Trata-se da mistura de uma série de materiais que originam diferentes tipos de inox. Todos eles possuem, no mínimo, 10,5% de cromo. A presença desse elemento na composição do aço inox forma uma camada passiva, uma espécie de película protetora que impede o contato do ar atmosférico e da água com a superfície da mesa inox, retardando os efeitos naturais da oxidação.

O aço inox enferruja?

Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é aço inoxidável. A resposta mais lógica é depende, pois, uma série de cuidados precisam ser tomados para evitar esse problema, afinal, a oxidação é uma inimiga natural dos metais.

Evitar o uso de alvejantes, abrasivos e esponja de aço contribui para aumentar a vida útil do guarda-corpo inox, bem como manter uma limpeza constante com sabão ou detergente neutro e água podem contribuir para evitar a oxidação.

Limpeza da mesa inox

A melhor forma de manter a durabilidade em alta na mesa inox é realizar a limpeza frequente, sempre após o uso, sobretudo com liquido nocivos à superfície. Sabão ou detergente neutro e as soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna com um pano macio são o suficiente para realizar a limpeza.

Lembre-se: evite palhas de aço ou alvejantes se quer manter a camada passiva do seu inox intacta.

As famílias do aço inox são:

  • Austeníticos;
  • Ferríticos;
  • Martensíticos.

Características do aço inox

  • Alta resistência à corrosão;
  • Baixa rugosidade superficial;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Facilidade de conformação;
  • Facilidade de limpeza;
  • Forte apelo visual (modernidade, e sofisticação);
  • Material higiênico;
  • Material inerte;
  • Material reciclável.
  • Relação custo/benefício favorável;
  • Resistência a altas temperaturas;
  • Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C).

Qual aço utilizar para mesa em aço inox?

Esse é um ponto crucial para a escolha correta da mesa inox. Existem três tipos de aço inox que podem ser escolhidos para fabricação da mesa inox:

AISI 430

Da família dos ferríticos, contam com 11% a 17% de cromo em sua composição e elementos como silício, nióbio e baixo teor de carbono. No entanto, não contam com níquel, o que o torna menos resistente do que outras famílias. É magnético (atrai ímãs) e seu custo econômico é mais baixo.

A mesa inox escolhida nesse aço é por conta de seu preço menor. Mas é preciso estar atento às aplicações, como laboratoriais e hospitalares, que, por conta dos produtos mais agressivos que podem ser usados, podem facilmente corroê-la, não sendo indicada para esses segmentos.

AISI 304

Certamente o inox mais utilizado em todo o mundo, por contar com boa resistência à oxidação por ter em sua composição a presença do níquel. Possui de 17% a 25% de cromo, considerável diferença com relação ao anterior.

Não é magnético e tem baixo teor de ferro, fator que confere mais qualidade ao equipamento. Pertence à família dos austeníticos.

Diferente do AISI 430, a mesa fabricada em AISI 304 é indicada para hospitais e laboratórios a depender da utilização.

AISI 316

Também da família dos austeníticos, seu diferencial é a presença do molibdênio, tornando-o ideal para laboratórios, pois sua resistência à oxidação é muito superior aos outros tipos citados.

Conheça mais sobre os tipos de aço inox clicando aqui.

Conclusão: mesa inox é indispensável para a praticidade

A mesa inox é a escolha ideal dentro de diversos segmentos por ser multifuncional, além de unir segurança com durabilidade, beleza e resistência; características da própria matéria-prima.

O preço mesa em aço inox pode variar, uma vez que se trata de um produto sob medida, feito de acordo com os acessórios escolhidos para montar o equipamento. Porém, o custo-benefício da mesa inox torna-se sempre vantajoso uma vez que todas as características apresentas estão presentes independente da escolha. É, no entanto, importante se atentar com a aplicação para escolha assertiva do tipo do inox.

A Projinox atua no mercado há mais de 20 anos sendo referência no Brasil. Sua operação está localizada em Guarulhos, e sua estrutura é composta por equipamentos modernos e profissionais qualificados e com experiência no mercado.