Projinox equipa cozinha industrial da Ambev com artefatos inox

Projinox equipa cozinha industrial da Ambev com artefatos inox
Projinox equipa cozinha industrial da Ambev com artefatos inox

Em meio à pandemia de Covid-19, o consumo de cervejas em lata aumentou a tal ponto de fazer a Ambev tomar uma atitude: adiantar a inauguração da sua fábrica de latinhas em Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, a primeira a produzir as peças de alumínio no País. E em setembro de 2020, a empresa colocou em operação a produção que tem capacidade para cerca de 1,5 bilhão de unidades por ano.

A mudança ocorreu devido ao hábito dos consumidores, os quais deixaram de frequentar bares e passaram a consumir em suas casas. Nesse projeto, a Ambev procurou a Projinox para fornecer equipamentos inox para cozinha industrial, como mesa inox, carrinho inox e passa-bandeja inox. Todos os artefatos foram desenvolvidos sob medida, a fim de atender cada detalhe da necessidade apresentada pelo cliente.

A Projinox também fez a instalação de corrimão em aço inox em diversos setores da empresa, bem como guarda-corpo em inox com vidro. Todo o projeto tornou o ambiente elegante, clean e moderno, harmonizando com o ambiente.

Esse projeto contou com uma novidade por parte da Projinox: o corrimão em aço carbono. Na área fabril e de riscos, as quais exigem identificação para prevenção de acidentes, a Projinox confeccionou e instalou corrimão pintado de amarelo segurança, conforme determina a Norma Regulamentadora (NR) 26, que rege os critérios da sinalização de segurança para evitar riscos à saúde humana, ao patrimônio público ou privado e ao meio ambiente.

É válido lembrar que a Projinox segue à risca todas as determinações exigidas pelos órgãos regulamentadores, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para a construção civil, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o segmento de saúde.

Para isso, a Projinox conta com setores de engenharias que analisam cada projeto com exclusividade e desenvolvem soluções integradas com os critérios estabelecidos em Lei. Por exemplo, no caso do corrimão inox, é conforme a NBR 9050 para acessibilidade. Quando há vidros em guarda-corpo, os desenhos seguem os padrões determinados pela NBR 14718.

No caso da cozinha industrial, as normas são determinadas pela Anvisa, que prioriza a higiene e assepsia para evitar riscos à saúde durante os trabalhos do preparo de refeições.

A vantagem do inox na cozinha industrial

As cozinhas industriais são ambientes que devem ser constantemente higienizados. Manter uma rotina de limpeza é essencial para garantir que os alimentos serão feitos da forma correta, sem prejuízos àqueles que irão ingeri-los. Para isso, uma série de práticas devem ser seguidas, a começar pela mobília.

O aço inox é um dos principais materiais presentes em uma cozinha industrial. Dos talhares a até mesmo uma porta, sua utilidade é ideal, pois confere uma série de benefícios que ajudam com as rotinas de higiene que esses locais devem ter.

Por contar com cromo, o inox tem uma superfície protegida por uma fina película invisível conhecida como camada passiva, que protege o metal do contato com o ar atmosférico e água, tornando o material impermeável e menos suscetível à oxidação (processo natural com o tempo em outros tipos de aço). Não à toa, desde sua descoberta, no início do século XX, o inox tem sido utilizado nesse segmento, sobretudo porque o ácido presente em muitos alimentos não afeta esse material.

Outra grande vantagem é: equipamentos inox são considerados inertes. Por exemplo, uma bancada em aço inox, não interage com os ingredientes manipulados sobre ela, logo, não modifica cor, sabor, odor ou outras características dos alimentos, preservado a originalidade das receitas sem oferecer riscos à saúde, como ocorre com outros tipos de materiais presentes no mercado.

O inox conta também com baixa rugosidade superficial, isso evita que bactérias encontrem espaços para se alojarem, como ocorre como pedras tipo mármore. Essa característica facilita a higienização, pois, em quase todos os casos, basta sabão neutro e água para que a peça fique sempre higienizada e também como nova.

É possível utilizar o inox em ambientes extremos, tanto frio, como quente, sem que sofra alteração. Por exemplo, em fornos ou ainda freezers, o inox é amplamente usado. Estantes em aço inox são utilizadas para armazenamento de mercadorias que precisam estar em baixa temperatura.

Com o inox é possível fabricar inúmeros equipamentos, com características e perfis diferentes, o que torna uma matéria-prima versátil para o uso em práticas variadas, com diferentes níveis de complexidade. Sem contar que se trata de equipamentos que transmitem modernidade e elegância, o inox é considerado parte da decoração de um ambiente. Sua cor harmoniosa permite que ele se adeque bem a qualquer estilo de ambiente.

Vale ressaltar que todas essas características vão ao encontro das determinações da Anvisa.

Conclusão: equipamentos inox personalizados para cozinhas industriais

A Projinox é uma empresa de atendimento nacional, tendo diversos cases espalhados pelo Brasil, como é o caso da própria Ambev, em Sete Lagoas (MG).

Toda a produção dos equipamentos é feita de maneira customizada. As bancadas inox do Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas, por exemplo, foram confeccionadas em diferentes tamanhos e modelos, assim como as portas e lavatórios cirúrgicos, adequando-se aos espaços e medidas necessárias para atendimento do projeto.

A Projinox é fabricante de produtos personalizados em aço inox, e está no mercado há mais de 20 anos. Localizada em Guarulhos, a Projinox atua no mercado com soluções integradas para atender o cliente dentro de sua necessidade. A empresa tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções, disponibilizando medição in loco e engenheiros que desenvolvem projetos exclusivos para atendimento às necessidades de cada cliente.

A Projinox conta com maquinário de alta tecnologia, como corte a laser por fibra ótica e dobras CNC, que dão maior precisão e agilidade no processo operacional. Há também amplos setores de solda e acabamento, além de departamento de controle de qualidade e engenharia de processos.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !