Por que utilizar o inox em laboratório?

Por que utilizar o inox em laboratório?
Por que utilizar o inox em laboratório?

A organização, higiene e segurança, são os pilares para a promoção do bem-estar dos profissionais e das atividades desenvolvidas em laboratórios. A falta de atenção em um desses pontos, pode causar grandes transtornos à saúde ou à eficácia dos projetos.

Como se trata de um ambiente de testagem, onde estudos experimentais, análises médicas e pesquisas são realizados, toda a aparelhagem, mobiliário e instrumentos utilizados devem ser voltados para a preservação das amostras, substâncias e elementos manipulados no local.

Nesse contexto, é possível compreender a importância do aço inoxidável para laboratórios, o qual é recomendado por órgãos de vigilância sanitária mundiais, como a brasileira Anvisa, por suas diversas características benéficas para ambientes assépticos.

Quem entra em um laboratório, percebe que grande parte dos equipamentos utilizados no local são feitos em aço inoxidável, que colabora para manter a assepsia em dia, além de prevenir a proliferação de microrganismos danosos à saúde. Por se tratar de ambientes cleans e higiênicos, cujo rigor da limpeza é tratado como prioridade para que sejam evitadas as contaminações cruzadas, o inox é a matéria-prima desde pequenos instrumentos, como uma pinça até uma bancada ou mesa inox.

O que é o aço inox?

O aço inoxidável é uma liga metálica composta por um mínimo de 10,5% de cromo, elemento que acrescenta ao aço uma fina película, chamada de camada passiva, que preserva o material das ações do oxigênio, aumentando a sua durabilidade. Essa proteção é autorregenerativa, ou seja, mesmo que sofra algum dano, em segundos irá revitalizar a sua defesa.

A grande vantagem que essa camada passiva proporciona ao inox está ligada ao seu nome. Por ser resistente à corrosão, pode ser utilizado em equipamentos que estarão em constante contato com água ou umidade, como cubas, bancadas e mesas inox.

Um exemplo de inox para laboratórios é a capela de exaustão, a qual serve para eliminar vapores, gases e fumos, resultantes da manipulação de produtos químicos, tóxicos ou outros líquidos com concentrações prejudiciais para a saúde. É fabricada em aço inox justamente por se tratar de um material resistente a diversas substâncias nocivas a aços comuns presentes no mercado.

O aço inox conta com uma superfície não porosa, livre de fissuras que acumulem bactérias ou outros patógenos, diferentes dos demais materiais do mercado, os quais podem servir de colônia para esses microrganismos, por contarem com fendas que dificultam a limpeza total.

Um dos grandes benefícios do inox para laboratórios é que sua superfície não modifica a composição de elementos manipulados sobre ele, ou seja, não altera a cor, sabor, odor e demais características.

O inox também pode ser utilizado em ambientes extremos, como fornos ou freezers, sem correr o risco de danificar a peça.

De fácil higienização, basta sabão neutro e água para garantir a assepsia dos materiais em aço inox, preservando também a peça sempre como nova. Outro grande destaque desse material é a beleza e elegância que proporciona aos ambientes, graças a sua cor neutra e design clean.

É válido lembrar que não pode ser utilizado qualquer aço inox em ambientes laboratoriais, onde é recomendado o uso do AISI 316, da família dos austeníticos, que conta com adição de molibdênio, elemento que eleva a sua resistência mecânica, além de aumentar a resistência à corrosão em níveis considerados. Uma opção, a depender da intensidade do uso, é o AISI 304, também da linha dos austeníticos.

No entanto, para a escolha correta do inox, é necessária a orientação de um profissional da área para compreender a aplicação do equipamento a ser produzido e assim recomendar a melhor opção de inox.

Produtos em inox para o segmento laboratorial produzidos pela Projinox

  • Bancada em aço inox;
  • Banco de pulo inox;
  • Balde porta-detrito de inox;
  • Capela de exaustão inox;
  • Carro de transporte com divisória inox;
  • Cuba de aço inox;
  • Lava-olhos em inox;
  • Mesa de apoio de inox;
  • Porta inox em aço inox;
  • Ralo sifonado inox;
  • Revestimento inox.

Atendimento nacional

A Projinox tem como visão “ser uma marca referência no mercado em que atua, estando presente em todos os lugares que necessite de aço inoxidável”. Por isso, conta uma frota de veículos entre carros e caminhões para atender a clientes em todo o Brasil, alocando suas equipes de medição e instalação por todo o tempo necessário para atendimento do cronograma estabelecido em projeto.

Entre os atendimentos da Projinox para o segmento laboratorial, estão nomes como Aché, União Química, Lavosier, entre outras instituições. Em 2020, a Projinox forneceu para o Instituto Butantan diversos equipamentos, como bancada em aço inox, para a nova fábrica de produção de vacinas para o combate contra a covid-19.

Gestão de qualidade

A Projinox conta com uma gestão de qualidade integrada ao seu processo. Todos os itens são fabricados conforme critérios estabelecidos pelos órgãos reguladores de cada segmento, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para produtos voltados à construção civil, ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para equipamentos da área laboratorial, alimentícia e da saúde.

Montagem e acabamento são acompanhados dentro de um rigoroso processo para garantir um produto final com a excelência que tem sido marca da Projinox há mais de 20 anos.

A Projinox é fabricante de produtos laboratoriais

A Projinox está presente no mercado desde os anos 2000, quando iniciou sua primeira fábrica no bairro dos Pimentas, com o objetivo de trazer soluções personalizadas em aço inox para diversos segmentos. Hoje, instalada em Guarulhos, às margens da rodovia Ayrton Senna, a Projinox conta com boa localização e uma estrutura de alta tecnologia, com procedimentos definidos e maquinário de ponta, para criar projetos que atendam as necessidades de cada cliente, respeitando sempre as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis.

A empresa tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções, disponibilizando medição in loco e engenheiros que desenvolvem projetos exclusivos.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430