Para que serve a barra de apoio?

Para que serve a barra de apoio?
Para que serve a barra de apoio?

O principal objetivo da barra de apoio é auxiliar pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais ao utilizar o banheiro, promovendo conforto, autonomia e segurança aos usuários na hora de usar o vaso sanitário, no momento do banho e demais usos.

As principais características da barra de apoio (fabricadas em inox ou não) são: diâmetro maior do que 32mm e suportar 150 kg, resistente à corrosão, ergonômica e contínua (sem arestas).

 

 

Quais são os tipos de barra de apoio?

Barra de apoio reta:

A mais comum em projetos de acessibilidade. Possui tamanho mínimo de 30cm a 1 metro (acima disso é considerado corrimão);

Barra de apoio angular:

Usada em banheiras, box ou ao lado da pia;

Barra de apoio em L:

Utilizada no box do banheiro, por dar maior autonomia na locomoção, pois permite o apoio tanto na horizontal, quanto na vertical. Pode ser substituída por duas barras retas;

Barra de apoio em U:

As barras em formato de U são fixadas para apoio no lavatório;

Barras de apoio articulada:

Esse modelo vai ao lado dos vasos e podem ser recolhidas quando não estão em uso. A Projinox fornece a opção com suporte de papel;

Barras de apoio lateral:

É a versão fixa da barra articulável e tem a mesma função para uso.

O uso de barra de apoio é obrigatório?

Sim. As barras de apoio são essenciais para promoção de acessibilidade e estão regulamentadas pela NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos critérios são voltados para a “Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos” parametrizando os mínimos necessários para assegurar essa necessidade.

Todos locais de grande circulação devem contar com ambientes acessíveis, como shoppings, metrôs, cinemas, hospitais, escolas, entre outros.

O que é a NBR 9050?

A Norma Brasileira 9050 foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade a fim de estabelecer os padrões técnicos do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade, determinando o uso de diversos critérios para essa promoção, como barra de apoio, piso tátil, e outros. Em 2020, teve uma atualização em seus critérios para dar ainda mais segurança aos usuários.

Tem diferença de barra de apoio para idoso e para cadeirante?

Não. Todas as barras de apoio servem para dar maior autonomia para ambos os tipos de usuários. Em locais de grande circulação, como aeroportos, supermercados, etc, deve-se observar o que determina a NBR 9050, a fim de assegurar a eficácia das barras. Já em residências, o que se recomenda é observar a necessidade diária do usuário para que haja mais conforto e melhor adaptação, uma vez que o uso é exclusivo.

Qual a altura para instalação de barra de apoio?

Em cada local deve-se observar a norma para correta instalação das barras. Por padrão, barras de horizontais e de transferência devem ter cerca de 80 cm e fixadas a 75 cm do piso acabado, próximo ao vaso sanitário. Já no box, aproximadamente 70 cm. Para se ter uma instalação correta, é necessário seguir as recomendações da NBR 9050, por isso da importância de ter a orientação profissional para estar adequado às normas e, consequentemente, à Lei de Acessibilidade.

Por que optar pela barra de apoio inox?

A norma determina que a barra de apoio deve ser feita de material resistente à oxidação, uma vez que será instalada em ambientes úmidos e com constante contato com a água; vantagem essa que faz a barra de apoio inox sair na frente, já que sua principal característica é justamente a que dá nome ao seu material.

O aço inox é resultante de uma combinação com cromo, que reveste o metal de uma película protetora autorregenerativa, ativada ao contato com o oxigênio, impedindo, dessa forma, que o ar atmosférico faça o material reagir, retardando sua consequente oxidação. Isso torna produtos de aço inox resistentes tanto à oxidação, como a intempéries do tempo e ao impacto, além de serem práticos para higienização por possuírem superfície não porosa. Sua limpeza pode ser feita com sabão neutro e água em abundância, deixando a peça como nova.

Barra de apoio inox ou alumínio?

Apesar do alumínio também ter resistência à oxidação, com o tempo precisará de manutenção, já o inox conta com uma durabilidade muito superior ao alumínio. O inox conta com maior resistência ao impacto, entre outras vantagens.

Qual o melhor acabamento de barra de apoio: polido ou escovado?

O inox sempre terá suas principais características preservadas, independentes do acabamento. No entanto, o acabamento polido é melhor para barra de apoio por uma questão de praticidade no dia a dia.

Por ser um objeto de apoio, logo, terá muito toque por parte de seus usuários, o polido é sempre recomendado, porque com uma limpeza e boa conservação e cuidados, manterá a sua aparência, já o escovado terá aparência de desgaste com mais facilidade. Lembrando que em ambos os casos, a limpeza e cuidado básico deve ser garantida para aumentar a durabilidade da peça.

Fabricante de barra de apoio inox

A Projinox está há 21 anos no mercado de aço inoxidável, fabricando barras de apoio inox para entrega em todo o Brasil. Seu parque fabril moderno permite a criação de estoque a fim de atender clientes de pequenos a grandes lotes à pronta-entrega. Todas as barras produzidas são feitas conforme norma ABNT 9050.

Localizada no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, a Projinox conta com máquinas que cortam e encurvam tubos, além de equipamentos especiais para acabamento de barras e um amplo setor de solda.

A Projinox é referência em projetos especiais, dispondo de departamento técnico com engenheiros e projetistas para o desenvolvimento dos desenhos. Com ampla equipe de instalação, a Projinox dispõe medição in loco para que todos os detalhes sejam contemplados nos projetos e a entrega final seja feita sob medida. Todos os desenhos são em 3D, com testes de resistências para que todos os trabalhos sejam feitos com segurança, de acordo com as normas exigidas pelos órgãos reguladores, como Anvisa e ABNT.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !