O que pode provocar a ferrugem no aço inoxidável?

Presente em quase todas as casas e empresas, o inox tornou-se uma opção custo-benefício ideal para quem deseja qualidade, beleza e preço que se encaixa no bolso. O material inoxidável têm vantagens sobre produtos concorrentes por sua alta resistência à ferrugem e outras características pontuais que apenas o inox possui.

Os variados produtos inox existentes no mercado hoje são fabricados com inúmeros tipos de aço, que levam uma mistura conforme for destinado para o uso. Apresentar marcas de ferrugem pode não ser sinais de qualidade baixa, mas de má conservação.

É possível enferrujar o inox, caso não haja algumas preocupações com o material. O básico para limpeza do aço inoxidável é utilizar uma solução preparada a partir de sabão neutro para qualquer tipo de produto, seja ele eletrodoméstico, equipamentos farmacêuticos, químicos ou alimentícios.

É importante realizar a secagem após a higienização para ajudar a prevenir que resíduos apresentam manchas de ferrugem. Vale ressaltar que esponjas de aço metálico jamais devem ser usadas no inox, pois atacam a manta protetora do aço.

O aço inox como um todo, possui uma espécie de película que impede que o material entre em contato com o oxigênio, evitando a oxidação.Mas para que esse efeito continue surtindo efeito no material, é necessário atentar-se a alguns cuidados.

A higienização do inox com produtos químicos, ácidos e abrasivos

Agentes mais agressivos ao inox, como o cloro, devem ser rapidamente removidos do produto. Geralmente, em artefatos voltados para a indústria de alimentos, como em cozinhas, o cloro é frequentemente utilizado. Por isso, é necessário enxaguar os itens e não deixa-los de molho nesses tipos de produtos químicos. É importante estar atento à concentração dos agentesquímicos para que seu item inox não seja danificado.

Além do mais, é sempre melhor optar por água sanitária e alvejante. Ainda assim, devem estar diluídos em água. É recomendável evitar o uso de água fervente, dando preferência à água corrente – aliás, altas temperaturas e inox não combinam.Produtos de limpeza abrasivos, como saponáceos ou polidores, podem ser prejudiciaisà camada de filme de cromo.

Mesmo com sua alta resistência à ferrugem e intempéries do tempo, o aço inox não é invulnerável à má conservação. Apesar fácil manutenção, cuidados devem ser tomados para garantir maior durabilidade do equipamento.

SAIBA MAIS SOBRE os produtos EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461

 SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !