O inox em laboratórios: sua importância e vantagens

O inox em laboratórios: sua importância e vantagens
O inox em laboratórios: sua importância e vantagens

Você já deve ter se perguntado o porquê de o aço inoxidável ser tão presente em laboratórios. A resposta é simples, e pode ser observada nas próprias características do material. A Projinox, que é fabricante de produtos inox para laboratórios há mais de 20 anos, explica os motivos pelos quais o material é escolhido.

Desde a sua criação, no início do século XX, por Harry Brearley, na Inglaterra, o inox mostrou características inusitadas. Afinal, de uma pesquisa para se melhorar a resistência dos canos de armas de fogos, que facilmente se desgastavam em decorrência da explosão interna dos gases liberados no disparo, uma liga metálica menos suscetível à corrosão foi descoberta. Já de início, o inox foi utilizado na área alimentícia, na confecção de talhares. Com novas pesquisas e melhoramentos, a matéria-prima passou a ser usada em larga escala por outros segmentos, como é o caso da linha laboratorial.

Hoje o inox faz parte do dia a dia das pessoas. Está presente em equipamentos hospitalares ou até mesmo em um simples parafuso, tornando os produtos mais duráveis e com estética amplamente aceita tanto para itens de decoração como para uso de rotina, como nos casos dos utensílios de cozinha, ornando e harmonizando bem com os locais onde se encontra.

Os laboratórios são ambientes que necessitam passar por uma rigorosa assepsia, a fim de preservar as amostras e pesquisas desenvolvidas dentro do espaço. Para isso, é necessário o uso de equipamentos que colaborem com esse objetivo e também que facilitem o dia a dia dos colaboradores, desde a limpeza até os testes finais.

A composição é o segredo do inox

O inox é uma liga metálica resultante de uma mistura de uma série de elementos, dentre eles o cromo, principal fator que dá ao aço a sua resistência à oxidação.

Antes de tudo é importante lembrar que a corrosão é a inimiga natural dos metais, e ela acontece no contato do material com o ar atmosférico. É justamente para evitar essa reação que o cromo é adicionado a composição, criando no aço uma película protetora, conhecida como camada passiva, que reveste toda a estrutura, tornando o equipamento impermeável e impedindo o contato com o oxigênio.

Dessa forma, não há riscos de tornar o produto poroso e um atrativo para bactérias, além de aumentar a durabilidade dos equipamentos, não exigindo custos contínuos com manutenção.

Nem só de resistência à oxidação vive o inox

O inox conta com inúmeras características além da sua resistência à oxidação. Uma delas é justamente a sua superfície não porosa, facilitando a limpeza e não sendo um abrigo para microrganismos. Materiais similares como o mármore, muito utilizado em cozinhas residenciais, podem conter fissuras que tornam locais facilitadores para bactérias. Por isso que a bancada de inox, por exemplo, é recomendada para substituir esse tipo de material.

Uma outra vantagem do inox é a sua facilidade para a limpeza. Basta sabão neutro e água para fazer a higienização da peça, deixando-o em poucos minutos pronta para uso novamente. Isso colabora até mesmo para a produtividade dos serviços. O grande segredo do inox está na limpeza correta. Se o fizer de maneira contínua e adequada, um banco de pulo laboratorial servirá por muito tempo.

Altas ou baixas temperaturas também não influenciam o inox. Outro detalhe importante para laboratórios é que o inox não compromete as características do que é manipulado nele, não alterando sabor, odor ou cor.

E claro, há o fator suntuosidade. A elegância que o inox transmite faz dele uma ótima opção para decorações, sendo todos os produtos inox considerados elementos visuais atrativos, modernos e nobres.

Atenção para a escolha correta!

As muitas pesquisas desenvolvidas no inox resultaram em diversos tipos que podem ser usados em diferentes aplicações. Por isso a importância da orientação técnica na hora da escolha. O tipo de inox ideal para laboratórios é o da família dos austeníticos, mais precisamente o 304 e o 316, que contam com maior resistência à oxidação, sendo o mais indicado o 316 por contar com uma quantidade significativa de molibdênio, aumentando a sua resistência.

Fabricante de materiais inox para laboratórios

A Projinox está no mercado há mais de 20 anos atuando constantemente no segmento laboratorial com uma vasta variedade de equipamentos, como capela inox, banco de pulo inox, bancada em aço inox, mesa inox e lava-olhos inox. Todos feitos sob medida, de acordo com a necessidade apresentada pelo cliente.

Dentre seus cases está o laboratório Aché, que tem sua sede localizada em Guarulhos. A Projinox atendeu a empresa com mesas, totens em inox, armários e gabinetes inox, sempre mantendo o rigor na produção para garantir que todos os equipamentos atendam às normas sanitárias exigidas pelos órgãos responsáveis, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outro exemplo nesse segmento é o Instituto Butantan, fornecendo guarda-corpo e corrimão, além de mesas inox, bancadas inox e revestimento em aço inox. Em outros segmentos, a Projinox também está presente, como estações de metrô, aeroportos e hospitais.

A Projinox tem atendimento nacional e para isso conta com uma estrutura completa e automatizada, com um processo de qualidade rigoroso. Além de medição in loco para desenvolvimento customizado de projetos. A Projinox tem em sua estrutura maquinário de alta tecnologia, como corte a laser por fibra ótica e dobras CNC, que dão maior precisão e agilidade no processo operacional. Para fabricação de produtos em tubos, a empresa conta com curvadoras de tubos, que diminuem a necessidade de solda, e outras máquinas que completam e facilitam toda a operação. Há também amplos setores de solda e acabamento, além de departamento de controle de qualidade e engenharia de processos.

Há ainda uma equipe de profissionais com experiência de mercado, além de engenheiros e projetistas para desenvolvimento de processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !