Inox: onde as bactérias não conseguem habitar

inox sem bacteria
inox sem bacteria

O aço inoxidável é um grande aliado da saúde. Seu principal benefício está em seu próprio nome: inoxidável, ou seja, ele é resistente à corrosão. Por isso, é o material perfeito para mobiliário e peças da indústria alimentícia e de restaurantes, bem como hospitais e setores da saúde. Considerado também um material não poroso, é livre de fissuras que podem ser alojamento de microrganismos que fazem mal à saúde.

Superfície do aço inoxidável evita proliferação bacteriana, responsável por complicações à saúde

O uso do aço inoxidável tem sido amplamente recomendado pelos órgãos reguladores da saúde devido aos benefícios que esse nobre material proporciona com relação à assepsia. É um forte aliado na luta pela segurança alimentar e contra infecções hospitalares por conta de sua neutralidade e superfície não porosa.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes que são internados, levando a morte mais de 100 mil pessoas todos os anos. Por sua vez, no mundo, 420 mil morrem por ingestão de alimentos contaminados. Esse número aumenta 10 vezes se considerarmos as pessoas que adoecem por esse mesmo motivo.

A seleção de materiais que entrarão em contato com os produtos alimentícios deve ser rigorosa. O inox no quesito limpeza compara-se com a praticidade do vidro e da porcelana, sendo bastante superior ao plástico e ao alumínio. Em muitos casos, basta sabão neutro e água para deixar o produto como novo e totalmente limpo rapidamente. Situações mais específicas exigem produtos próprios para limpeza, livres de abrasivos que podem prejudicar o produto.

Por ter uma superfície lisa, o inox não tem fissuras que podem alojar bactérias e, consequentemente, contribuir com a sua proliferação. Aliás, os gostos e odores naturais dos alimentos não mudam e as substâncias manipuladas em uma mesa inox, por exemplo, não sofrem alterações.

O maior diferencial do inox

Produtos inox tem alta resistência à corrosão, o que aumenta – em muito – a sua durabilidade. Essa é a sua principal característica, mas não é nesse detalhe que param os seus benefícios: esse tipo de aço pode ser usado para cozimento ou até mesmo permanecer dentro de câmaras frias, sem perder as suas propriedades.

O aço inoxidável é resistente à grande maioria dos compostos liberados por alimentos, incluindo seus aditivos químicos e de maior acidez. As camadas do inox também não se desprendem durante seu uso, o que impede que os alimentos sejam contaminados.

Não à toa, vemos esse material presente em todos os processos da indústria alimentícia e da saúde, até a última etapa, quando o produto é entregue para o consumidor final.

“As empresas que hoje se destacam no ramo de aço inoxidável são aquelas capazes de entregar não apenas o produto, mas uma solução. A Projinox é referência no mercado de fabricação sob medida para produtos inox, ou seja, atendemos à necessidade do cliente. Para isso contamos com processos totalmente automatizados, com maquinário de última geração a fim de não apenas fazer um produto, mas um projeto que realmente traga excelência e custo-benefício aos nossos parceiros”, explica Douglas Brito, gerente comercial da Projinox, empresa que há 20 anos atua no mercado e tem em seus cases grandes hospitais, hotéis, aeroportos e estações de metrô espalhados pelo Brasil.

De acordo com Brito, uma superfície inox é um produto que pode ser encontrado em qualquer setor da indústria devido a sua versatilidade. No entanto, é necessário ter alguns cuidados na hora da escolha, pois nem todas têm procedimentos e tecnologia completa para desenvolvimento de um projeto. Em casos de restaurantes e hospitais, o tipo de aço inox recomendado é o 304. Em situações que exijam maiores cuidados, como processos laboratoriais e farmacêuticos mais complexos, a escolha será o 316. Para isso, é preciso de uma análise precisa para que o aço entregue atenda a necessidade de cada cliente, bem como as exigências de cada setor.

É claro que se deve preservar o material para que não danifique sua superfície. Produtos de limpeza abrasivos, por exemplo, devem ser evitados.

Sobre a Projinox

A Projinox está há 20 anos no mercado de aço inoxidável, fabricando produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. Com atendimento em todo o Brasil, a empresa conta com vasta experiência, fornecendo uma variedade de produtos feitos sob medida, como guarda-corpo, corrimão, mesa, armário, balcão, cubas e etc.