Conheça a história do aço inox

Conheça a história do aço inox
Conheça a história do aço inox

A origem exata do aço inoxidável ainda é um tema indefinido para muitos pesquisadores. No entanto, existe uma opinião predominante de que essa importante liga metálica foi descoberta por acidente pelo inglês Harry Brearley (1871-1948) em Sheffield, sua cidade natal, enquanto conduzia pesquisas para a indústria de armamentos.

Como surgiu o aço inox?

No início do século 20, Brearley, um especialista em aço, foi convidado por um fabricante de armas para desenvolver um aço que fosse mais resistente à explosão interna dos gases resultantes dos disparos dos estopins, os quais desgastavam excessivamente os canos das armas. Enquanto fazia várias misturas, o pesquisador observou que uma delas não reagia na presença do ácido nítrico, ou seja, não oxidava. Intrigado, ele alterou o curso de sua pesquisa até chegar a uma combinação que continha 12% de cromo, uma liga que enferrujava a uma velocidade muito menor em comparação com outras ligas.

A descoberta de Brearley não resultou em uma redução no desgaste dos canos, mas trouxe ao mundo uma das ligas metálicas mais importantes da indústria. Naquela época, seu uso foi imediatamente direcionado para a fabricação de talheres, que eram feitos de carbono e corroíam facilmente devido aos ácidos presentes nos alimentos.

O uso do aço inoxidável tornou-se amplamente difundido na década de 1950. Hoje, é amplamente utilizado na indústria alimentícia, hospitalar, laboratorial e em setores automotivos, navais e diversos outros.

A história do inox no Brasil

O aço inoxidável surgiu no Brasil com a empresa Acesita, que posteriormente passou a se chamar ArcelorMittal Inox Brasil e atualmente é conhecida como Aperam South America, com uma fábrica em Minas Gerais. A empresa foi fundada em 1944, em Timóteo, onde ainda está localizada.

A Aperam foi criada para suprir a demanda nacional por aço após os conflitos da Segunda Guerra Mundial, que dificultaram as importações na época. Sendo um fundamental elemento no mercado industrial, a Aperam é a única produtora de aço inoxidável na América Latina.

O que é o aço inox?

O aço inoxidável é uma liga composta por ferro e pelo menos 10,5% de cromo. Sua principal característica, como o próprio nome indica, é a resistência à corrosão, não sofrendo deformações ou danos quando exposto ao oxigênio do ambiente. Isso ocorre devido à formação de uma fina película de óxido de cromo que se forma na superfície do aço.

A estética, maleabilidade e higiene do aço inoxidável são outros pontos importantes que o tornam fundamental na indústria em todo o mundo. A limpeza do aço inoxidável também é prática, sendo suficiente o uso de sabão ou detergente neutro para deixar a peça como nova.

Existem diversas composições de aço inoxidável, como 430, 304 ou 316, que conferem diferentes resistências para diversas aplicações.

Saiba mais sobre os tipos de aço inox no vídeo abaixo:

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430