A importância do corrimão inox para a acessibilidade

A importância do corrimão inox para a acessibilidade
A importância do corrimão inox para a acessibilidade

Comum em muitos edifícios e residências, o corrimão tem uma funcionalidade fundamental para essas construções: auxiliar quem se locomove, dando equilíbrio e segurança para quem passa por escadas e rampas.

É considerado item de segurança, sendo utilizado por grávidas, pessoas com criança de colo, idosos e, sobretudo, portadores de necessidades especiais, os quais contam com o corrimão para sua mobilidade.

 

 

O corrimão inox e a acessibilidade

Promover acessibilidade é garantir autonomia com segurança e responsabilidade para o trânsito de pessoas com necessidades especiais em edificações, espações mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo, conforme consta na ABNT NBR 9050, que normatiza o tema.

É importante dizer que a acessibilidade é um compromisso que todos devem adotar. Promulgada no ano 2000, a Lei Federal nº 10.098/2.000 apresenta os critérios destinados a essa prática, sendo o corrimão, peça-chave para essa solução que gera bem-estar a essas pessoas.

Ainda segundo o último censo de 2010, no Brasil cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 24% da população geral. A deficiência mais recorrente no Brasil é a visual (18,6%), seguida da motora (7%), auditiva (5,10%), e mental (1,40%). Esses números podem ser ainda maiores se considerarmos que faz 10 anos desde a última contagem de dados do País.

O corrimão é utilizado especialmente por deficientes visuais e com condições motoras afetadas, auxiliando o deslocamento em corredores ou como apoio em escadas e rampas.

Equipamentos públicos e esportivos, condomínios, shoppings, indústrias, hospitais e demais construções devem contar com corrimão inox para acessibilidade.

Por que escolher o corrimão de inox para acessibilidade?

Apesar de existir diversos materiais para fabricação deste importante artefato, o aço inox é a opção com melhor custo-benefício, isso por conta das duas características próprias, como resistência à oxidação, intempéries do tempo e ao impacto.

Em locais abertos ou áreas externas, o inox não sofre com as mudanças climáticas, chuvas ou ainda com a poluição. É um material com alta durabilidade e com baixa manutenção.

É considerado também um material higiênico, sendo ideal para áreas hospitalares, clínicas e laboratórios.

Instalação do corrimão em aço inox para acessibilidade

A instalação de corrimão em aço inox deve ser feita por profissionais qualificados. O artefato consiste em barras fixas que são unidas para criar inúmeros modelos diferentes da peça. Se um corrimão for mal instalado, poderá colocar em risco a segurança dos usuários.

Como já citado acima, existem normas que devem ser respeitadas para adequação do espaço a Lei de Acessibilidade, como o tamanho padrão estabelecido de 80 a 92 centímetros do chão; ergonomia, sem arestas e continuidade do corrimão.

Confira: Projinox instala corrimão inox na estação monotrilho morumbi

A Projinox é referência na instalação de corrimão inox para acessibilidade. Com 20 anos de mercado, possui amplo know-how, com atendimentos em todo o Brasil. Dentre suas obras de sucesso, estão mais de 30 estações do Metrô e CPTM do Estado de São Paulo.

A empresa conta com maquinário de ponta para fabricação das peças e profissionais qualificados, com anos de experiência no mercado, que seguem à risca as normas estabelecidas pelas Leis de Acessibilidade.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430