Corrimão de Ferro ou de Aço Inox?

O corrimão é um item essencial para segurança das pessoas que transitam por rampas, escadas e corredores, sobretudo para auxiliar aqueles com mobilidade reduzida. No entanto, além de suas importantes funções, o material desse artefato conta muito para sua eficácia, sendo um detalhe que deve ser levado em conta na hora da escolha.

Uma das opções mais populares é o corrimão de ferro, que exerce as mesmas funções de qualquer outro material que um corrimão seja feito. A grande diferença está na qualidade e durabilidade da matéria-prima.

Por exemplo, por mais resistente que o ferro seja, ele perde quando exposto às intempéries do tempo. Seu material não tem resistência à oxidação e com o tempo vai necessitar de troca por estar fragilizado ou até mesmo apodrecido. Isso não ocorre com o corrimão inox, pois a composição desse material não é feito puramente de ferro, mas conta com a presença do cromo e outros elementos que confere aos artefatos fabricados grandes resistências, como à ferrugem.

ferro enferrujado ou corrimão de metal ou corrimão em escadas 17386955 Foto  de stock no Vecteezy

Além disso, não se pode comparar a elegância e modernidade que o corrimão inox traz ao ambiente. Por sua flexibilidade, os artefatos que são produzidos podem seguir desenhos e projetos completamente personalizados, não se limitando a seguir o padrão que geralmente se vê no mercado. Sua cor natural é muito atrativa e não há necessidade de fazer pinturas ou outros tratamentos superficiais, como no caso do corrimão de ferro.

Outro ponto de extrema importância é a resistência a altas temperaturas. Isso permite, por exemplo, que o inox esteja presente em aquecedores, fornos, incineradores e em tantos outros aparelhos que lidam com altas temperaturas.

Um ponto que também é muito vantajoso é que inox pode ser 100% reaproveitado, e, portanto, um grande aliado da sustentabilidade.

Mas nada melhor do que um produto proporcionar praticidade em sua limpeza. Por sua baixa porosidade, é muito fácil a sua limpeza, bastando sabão neutro com água para uma boa higienização. Essa é uma das características, aliás, que faz do inox ser o preferido no setor de saúdes e alimentício, pois sua pouca rugosidade impede que bactérias se acumulem no produto.

Vale lembrar, que tanto a fabricação quanto a instalação de um corrimão deve ser feita por uma empresa devidamente capacitada para que todos os procedimentos legais sejam seguidos rigorosamente.

A Projinox, empresa que tem se destacado no mercado de aço inoxidável por seu parque fabril de ponta e participação em obras espalhadas por todo o Brasil, tem o conhecimento necessário para entregar um resultado sob medida e conforme normas padrões vigentes.

O que é o aço inox?

O aço inoxidável é uma liga de ferro contendo cromo, níquel e outros elementos em diferentes proporções. Essa combinação de elementos confere ao aço inox propriedades únicas, como resistência à corrosão, durabilidade e brilho.

 A presença do cromo é essencial para a formação de uma fina camada de óxido de cromo na superfície do aço, conhecida como película passiva. Essa película é altamente resistente à oxidação, protegendo o material contra a corrosão causada por agentes externos, como umidade, produtos químicos e exposição ao ar.

O níquel, por sua vez, contribui para a resistência mecânica do aço inoxidável, conferindo-lhe tenacidade e ductilidade. Além disso, outros elementos podem ser adicionados para melhorar características específicas, como resistência a altas temperaturas, resistência à corrosão em ambientes agressivos, entre outras propriedades desejadas.

No caso do corrimão inox, o mais comum é encontrar equipamentos fabricados em AISI 430 e AISI 304, cada qual com as suas características e indicados para situações diferentes. Por exemplo, o corrimão 430 é indicado em ambientes internos de baixa agressividade, como ambientes residenciais e comerciais com baixa exposição a produtos químicos corrosivos.

O aço inox 430 não é recomendado para uso em ambientes externos ou onde haja exposição frequente à umidade, salinidade ou substâncias corrosivas, pois pode apresentar menor resistência à corrosão em comparação com o aço inox 304.

Já o corrimão inox fabricado em 304, é indicado para áreas externas no geral, ambientes industriais, marítimos e locais com maior exposição a produtos químicos corrosivos.  O aço inox 304 também é amplamente utilizado em ambientes higiênicos, como na indústria alimentícia e farmacêutica, devido à sua capacidade de resistir à corrosão causada por substâncias alimentares e produtos químicos de limpeza.

Conheça mais sobre o aço inox: