A importância do aço inox na indústria farmacêutica

A importância do aço inox na indústria farmacêutica
A importância do aço inox na indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica é responsável pelas pesquisas, desenvolvimento, produção e distribuição de medicamentos e de substâncias com princípios ativos voltados à saúde humana e animal. Toda essa cadeia produtiva envolve cuidados rigorosos com a higiene, para que não corra o risco de contaminação dos elementos manipulados no local. Seu papel tem sido fundamental para o desenvolvimento da humanidade, com tratamentos que buscam a cura de doenças com a produção e validação de remédios, vacinas e vitaminas.

As normas sanitárias incluem desde o cuidado com a rotina de trabalho, como o simples ato de manter as mãos sempre limpas até a escolha dos equipamentos utilizados nos processos. Todos esses princípios são para que os procedimentos sejam seguros e livres de riscos à saúde, tanto dos funcionários quanto dos usuários que usufruirão dos medicamentos produzidos.

É por isso que o aço inoxidável é uma das principais matérias-primas para o mobiliário e instrumentos da indústria farmacêutica. Em qualquer laboratório é normal ver bancadas em aço inox, mesas de inox, capelas em inox, gabinetes inox e outros. Todos esses equipamentos são recomendados por órgãos de vigilância sanitária mundiais, como a brasileira Anvisa.

O aço inox

O aço inox conta com propriedades variadas que permitem ser a escolha ideal para projetos que priorizam a assepsia, como a indústria farmacêutica. O aço inox é uma liga metálica composta por carbono, cromo e níquel, sendo o primeiro o responsável pela criação da conhecida camada passiva do inox, uma película fina invisível a olho nu, que protege o aço da ação natural do ar atmosférico.

Com um mínimo de 10,5% de cromo, o aço inox, como o próprio nome diz, é menos suscetível à corrosão, sendo indicado amplamente para segmentos variados que passam por forte processo químico, como alimentício, marítimo, hospitalar, etc.

Em regiões litorâneas, por exemplo, o inox é indicado por não sofrer reação à maresia. No entanto, é importante lembrar que é necessário o acompanhamento profissional para a escolha correta do aço inox, a fim de aproveitá-lo em sua totalidade dentro de cada necessidade.

O aço inox conta com paredes não porosas, ou seja, com baixa rugosidade, o que evita o acúmulo de bactérias em fissuras, como é o caso do mármore. Essa característica colabora para que microrganismos danosos à saúde não se proliferem e criem colônias, tornando apropriado para ambientes farmacêuticos.

Em laboratórios, que há grande manipulação de substâncias, o aço inox conta com a vantagem de não modificar a composição do que é manipulado sobre ele. Por exemplo, em uma bancada em aço inox, nada do que for colocada sobre ela sofrerá algum tipo de reação ou terá sua cor, odor ou alguma outra característica alterada.

Confira também a matéria: Porque Utilizar o Aço Inox em Laboratório?

Variações de temperatura não são um problema para o inox. Esse material pode suportar tanto baixas temperaturas de freezers e congeladores, como o alto grau de um forno.

Como ambientes farmacêuticos precisam ser constantemente limpos, o aço inox torna a atividade prática, pois basta sabão neutro e água para que o produto fique como novo. É importante manter sempre a limpeza do equipamento a fim de evitar que a superfície seja danificada e, devido ao acúmulo de sujeira, não permitindo que a peça se regenere, causando, consequentemente, a corrosão.

O inox também é um fator decorativo instigante, pois combina com a decoração de qualquer estilo graças a sua cor neutra e clean, transmitindo, ainda, modernidade e sofisticação para o ambiente em que se encontra.

O tipo de inox para a indústria farmacêutica

O principal aço inox utilizado em laboratórios farmacêuticos é o aço inox 316, da família dos austeníticos, que contam com uma quantidade significativa de molibdênio em sua fórmula, reforçando a sua resistência contra corrosão, sendo muito superior ao 304 – também presente na indústria farmacêutica.

Em necessidades mais específicas, ainda é possível utilizar o 316L, conhecido também como aço cirúrgico. Com baixo teor de carbono (algo na casa do 0,03% em comparação com o 0,08% do 304 e 316 comum), o aço cirúrgico tem maior resistência à corrosão intercristalina (que desintegra os pontos de solda). É melhor para ambientes farmacêuticos, laboratoriais e hospitalares por proporcionar ainda melhor limpeza e assepsia.

É importante lembrar que tanto o 304 quanto o 316 contam com excelentes propriedades mecânicas, soldáveis e maleáveis sendo versáteis para a conformação e fabricação de diversos equipamentos para a indústria farmacêutica.

Produtos personalizados para a indústria farmacêutica

A Projinox, referência na fabricação de produtos para a indústria farmacêutica em aço inox, produz seus equipamentos personalizados, como bancadas, lavatórios, capelas em aço inox, de acordo com a necessidade do cliente. A bancada em aço inox, por exemplo, é confeccionada em diferentes tamanhos e modelos, como bancada com cuba, ou ainda bancada com expurgo.

Para isso, conta com equipe técnica à disposição para análise e orientação da melhor escolha a ser feita.

Conclusão

Todo o cuidado é pouco na indústria farmacêutica, afinal, um erro pode comprometer milhares de vidas. Por isso, é importante que a escolha seja acompanhada por profissionais qualificados.

A Projinox está no mercado há mais de 20 anos, apresentando soluções voltadas para equipamentos personalizados em aço inox. A empresa tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções, disponibilizando medição in loco e engenheiros que desenvolvem projetos exclusivos para atendimento às necessidades de clientes em todo o Brasil.

Dentre os cases de sucesso, está o Instituto Butantan, em São Paulo, que procurou a Projinox para atender a necessidade de sua nova fábrica para produção de vacinas contra a covid-19. A Projinox forneceu e instalou guarda-corpo, corrimão e bancadas em aço inox no local, tomando todos os cuidados necessários para instalação dos equipamentos corretos, que atendam os critérios sanitários estipulados nas normas vigentes. A Projinox também atendeu a empresas de renome mundial, como a guarulhense Aché, entre muitas outras farmacêuticas espalhadas pelo Brasil.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430