Estante inox: organização com segurança e higiene

Estante inox: organização com segurança e higiene
Estante inox: organização com segurança e higiene

A estante inox é um equipamento primordial para a organização de um ambiente, sobretudo para os segmentos que são rigorosamente avaliados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Por ser versátil, a estante inox torna prática a rotina dentro desses locais, armazenando nas condições necessárias para preservação dos materiais, tais como alimentos, insumos, e equipamentos de trabalho.

Por que preferir a estante inox?

A estante inox é feita de um material durável e higiênico, tornando-se ideal para ambientes como hospitais, laboratórios e cozinhas industriais de restaurantes, padarias, açougues. O aço inox conta com uma superfície lisa, não porosa, que dificulta o acumulo de microrganismo, além de facilitar também a limpeza. Na maioria dos casos, a estante inox é limpa com pano macio, água e detergente neutro, sendo que casos mais urgentes, como em laboratórios, podem ser utilizados produtos específicos para assepsia.

O segredo do aço inox é o cromo, presente em sua composição e responsável por criar a película protetora que reveste o aço e impede o contato com o ar atmosférico, conhecida também como camada passiva. Com isso, o material ganha resistência à oxidação, causa natural em outros tipos de materiais. Por isso, a estante inox é considerada um material durável.

Em ambientes úmidos, de baixa temperatura, como frigoríficos a estante inox é a escolha ideal. Pois mesmo estando em contato com a água, não sofre com deformações causadas pela oxidação.

A estante inox é feita em material inerte, ou seja, que não transmite ou altera as características do que se armazena, como odor, sabor ou cor. A estante inox também não guarda odores, logo, cheiros como de frituras, gordura, entre outros, não se instala no material.

A estante inox ainda tem uma beleza e elegância própria, que combina bem em qualquer decoração, transmitindo modernidade e suntuosidade no ambiente em que se encontra.

Estante inox industrial sob medida

A estante inox industrial é fabricada sob medida, conforme projeto do cliente, levando em conta a sua finalidade e espaço. Por isso, a estante em aço inox industrial pode suportar diferentes pesos a depender da espessura de material a ser usada. As prateleiras inox da estante podem ser gradeadas, perfuradas ou lisas, cada uma com a sua respectiva aplicação.

As opções de pés são em cantoneira, tubulares ou ainda com ou sem rodízios e travas (para facilitar a movimentação), com ajuste ou não de altura. Cantos são arredondados para facilitar a limpeza e garantir a segurança do colaborador, conforme padrões da Anvisa. O número de prateleira inox e o tamanho da estante inox varia de acordo com a necessidade do cliente.

A estante em aço inox pode contar com fechamento total das bordas, evitando possíveis quedas de materiais pelas laterais, assim como menor exposição dos produtos.

Para isso, a Projinox conta com departamento de projetos, com engenheiros e projetistas, que analisam as necessidades in loco, para junto do cliente entender a melhor escolha, desde o tipo do aço até os acessórios presentes na estante.

Os modelos de estante inox

Estante inox com prateleira lisa

Esse modelo é utilizado para organização e armazenamento de produtos no geral, sobretudo os de menor porte que poderiam cair pelos vãos das grades. É geralmente melhor atribuída para guardar equipamentos e insumos em cozinhas industriais.

Estante inox com prateleira gradeada

Conta com prateleiras fabricadas em perfis. É utilizada no armazenamento de produtos que não podem ter contato com umidade, por facilitar a passagem do ar. É geralmente a opção para padarias, frigoríficos e mercados.

Estante inox com prateleira perfurada

É feita com chapas perfuradas em pontos estratégicos para evitar o acúmulo de água ou outros líquidos em sua superfície. É escolhida geralmente para almoxarifados e armazenamento de insumos em laboratórios, hospitais e clínicas.

Qual aço inox utilizar a estante inox?

O tipo de aço inox mais utilizado em estante inox é o AISI 430 e o AISI 304, sendo esse último para casos que precisam de maior resistência, como laboratórios. É possível escolher o AISI 316, no entanto, o custo acaba tendo uma considerável diferença na escolha. Porém, se a estante estará em constante contato com produtos corrosivos de alta intensidade, é recomendado o uso do AISI 316, a fim de garantir a sua durabilidade.

Onde usar a estante inox?

  • Clínicas
  • Cozinhas industriais
  • Escolas
  • Escritórios
  • Hospitais
  • Laboratórios

Fabricante de estante inox sob medida

Com atendimento a nível nacional, a Projinox conta com cases de relevante importância para a população, como quase 40 estações de metrô em São Paulo, além de hospitais, aeroportos e laboratórios.

Localizada em Guarulhos, próximo à rodovia Ayrton Senna, a Projinox desfruta de boa localização para suas operações, facilitando o acesso e a logística. A empresa conta com maquinário de alta tecnologia, como máquinas de corte a laser por fibra óptica, dobras CNC, entre outros, que garantem acabamentos diferenciados nos móveis em aço inox, tendo também setores de solda e polimento para garantir uma entrega final que supere expectativas. Como diferencial, os engenheiros e projetistas usam softwares de alta tecnologia para o desenvolvimento desses equipamentos.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

SOLICITE AQUI UM ORÇAMENTO !