Estante inox: modelos e características

Estante inox: modelos e características
Estante inox: modelos e características

O aço inox tem sido a escolha ideal de matéria-prima em muitos segmentos que priorizem a higiene e a praticidade. Isso ocorre devido às características do material, que tem como principal elemento a resistência à oxidação, além de superfície lisa e boa adaptação às temperaturas. Por isso, a estante inox é procurada para atender a demandas de aproveitamento de espaço, armazenamento e organização.

Tudo isso de forma segura e efetiva para facilitar a rotina de ambientes profissionais, como frigoríficos, padaria, mercados, hospitais, entre outros. Dessa forma, a estante inox está presente para proporcionar também comodidade.

Na Projinox, a estante inox é feita sob medida para atender a necessidade do cliente. Número de prateleiras, dimensões e o peso que o equipamento irá suportar deverá ser informado no momento da confecção do projeto para que seja calculado o que é preciso para atender a solicitação.

Além do mais, a estante inox é sinônimo de beleza e durabilidade e são recomendadas até por órgãos de vigilância sanitária mundiais para serem utilizadas em locais como:

  • Estante inox hospitalar;
  • Estante inox laboratorial;
  • Estante inox para câmara fria;
  • Estante inox para cozinha industrial;
  • Estante inox para frigorífico;
  • Estante inox para padaria;
  • Estante inox para supermercado;
  • Estante inox para veterinário.

Nesse post, falaremos mais sobre os modelos de estante inox e suas características. Você poderá conferir os seguintes conteúdos:

  • Modelos de estante inox
  • Modelos de prateleiras inox
  • Estante inox sob medida
  • Características da estante inox
  • A composição do inox
  • Conclusão

Modelos de estante inox

Estante inox com prateleira lisa | Sob medida. Preço sob consulta

A estante com prateleira lisa é o modelo convencional utilizado para otimização de espaço e armazenamento de produtos em geral, os quais não necessitam de maior circulação de ar, como equipamentos de cozinha, materiais hospitalares e demais produtos que também não corram o risco de caírem por vãos ou furos.

Estante inox com prateleira gradeada | Sob medida. Preço sob consulta

Conta com prateleiras fabricadas em perfis. É utilizada no armazenamento de produtos que não podem ter contato com umidade, por facilitar a passagem do ar. É geralmente a solução para padarias, frigoríficos e mercados.

Estante inox com prateleira perfurada | Sob medida. Preço sob consulta

É feita com chapas perfuradas em pontos estratégicos para evitar o acúmulo de água ou outros líquidos em sua superfície. É escolhida geralmente para almoxarifados e armazenamento de insumos em laboratórios, hospitais e clínicas.

Estante inox sob medida

A Projinox é especializada na confecção de produtos sob medida, personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, a finalidade e espaço do ambiente é levado em conta para que o projeto seja desenvolvido.  

Para que a estante inox possa suportar o peso necessário que será armazenada sobre ela, é importante fazer os cálculos devidos de dimensões, espessura do material, entre outros pontos. E somente um profissional adequado poderá dar as orientações devidas para que seja fabricado um equipamento durável e compatível com a carga máxima a ser depositada

Como já citado, as prateleiras inox da estante também podem ser escolhidas, sendo gradeadas, perfuradas ou lisas, cada uma com a sua respectiva aplicação.

As opções de pés são em cantoneira, tubulares ou ainda com ou sem rodízios e travas (para facilitar a movimentação), com ajuste ou não de altura. A estante inox pode ser desmontável.

Os cantos são arredondados para facilitar a limpeza e garantir a segurança do colaborador, conforme padrões da Anvisa. O número de prateleira inox e o tamanho da estante inox varia de acordo com a necessidade do cliente.

A estante em aço inox pode contar com fechamento total das bordas, evitando possíveis quedas de materiais pelas laterais, assim como menor exposição dos produtos.

Preço da estante inox

Para cálculo de preço da estante em aço inox são necessárias informações da composição de sua estrutura. Como se trata de um equipamento fabricado de forma personalizada, cada detalhe influencia na computação dos valores.

As principais informações que influenciam nos preços da estante são:

  • Acabamento: estante polida ou escovada;
  • Com ou sem rodízio;
  • Se será desmontável ou fixa;
  • Dimensão do equipamento;
  • Espessura do material;
  • Quantidade e modelo das prateleiras;
  • Tipo do inox.

Características da estante inox

Muito do sucesso do aço inox não está na sua aparência, extremamente elegante e moderna, mas nas suas propriedades, intrínsecas a qualquer equipamento fabricado com essa matéria-prima.

São diversos os fatores que tornam a estante inox própria para se adaptar bem a diferentes ambientes, incluindo regiões litorâneas, onde tem a forte interferência da maresia. Altas ou baixas temperaturas também não danificam o material, podendo se utilizar estante inox para câmaras frias ou locais com fornos.

A estante inox tem superfície lisa, que facilita a higienização sem precisar de grandes esforços. A baixa porosidade evita o acúmulo de resíduos, sujeira e, consequentemente, proliferação de fungos, bolores e outros agentes de contaminação, tornando-a própria para ambientes laboratoriais e hospitalares. Por isso, a estante inox hospitalar é ideal para armazenamento e organização desses espaços.

Outra característica é que não retém odores e não modifica o sabor de alimentos e demais produtos, sendo indicada como estante inox para cozinha industrial também.

Por conta da matéria-prima, tem excelente durabilidade e resistências diversas, como à oxidação. É também um móvel em aço inox sofisticado, o que torna o ambiente mais suntuoso (o acabamento poderá ser polido ou escovado).

A composição do inox

O inox é formado a partir da junção de uma série de elementos que se transformam nessa liga metálica durável e resistente à oxidação. Sua composição apresenta pelo menos 10,5% de cromo e menos de 1,2% de carbono.

A presença do cromo é responsável pela formação de um filme passivo que protege a superfície do aço inoxidável contra a corrosão e tem a capacidade única de autorreparação. A resistência à corrosão pode ser melhorada com a adição de outros elementos, como níquel, molibdênio, titânio, nióbio, manganês, entre outros.

Qual inox para fabricar a estante inox?

O tipo de aço inox é um fator importante de acordo com a finalidade do equipamento. O material mais recomendado é o AISI 430 e AISI 304. É possível também contar com AISI 316, no entanto, o custo acaba tendo uma considerável diferença. Porém, se a estante estará em constante contato com produtos químicos de alta intensidade, é recomendado o uso do AISI 316, a fim de garantir a sua durabilidade.

AISI 430

Da família dos ferríticos, contam com 11% a 17% de cromo em sua composição e elementos como silício, nióbio e baixo teor de carbono. No entanto, não contam com níquel, o que o torna menos resistente do que outras famílias. É magnético (atrai ímãs) e seu custo econômico é mais baixo.

A estante inox escolhida nesse aço é por conta de seu preço menor. Mas é preciso estar atento às aplicações, como laboratoriais e hospitalares, que, por conta dos produtos mais agressivos que podem ser usados, podem facilmente corroê-la, não sendo indicada para esses segmentos.

AISI 304

Certamente o inox mais utilizado em todo o mundo, por contar com boa resistência à oxidação. O segredo está na presença em porcentagem maior do níquel. Possui de 17% a 25% de cromo, considerável diferença com relação ao anterior.

Não é magnético e tem baixo teor de ferro, fator que confere mais qualidade ao equipamento. Pertence à família dos austeníticos.

Diferente do AISI 430, a estante fabricada em AISI 304 é indicada para hospitais e laboratórios a depender da utilização.

AISI 316

Também da família dos austeníticos, seu diferencial é a presença do molibdênio, tornando-o ideal para laboratórios, pois sua resistência à oxidação é muito superior aos outros tipos citados.

Conheça mais sobre os tipos de aço inox clicando aqui.

Limpeza da estante inox

Inox e limpeza devem andar de mãos dadas se você deseja conferir ao seu produto um longo tempo de vida útil. Esse é o caso da estante inox. Todos os produtos fabricados nessa matéria-prima podem manter sua utilidade por anos, para isso, providências básicas precisam ser tomadas. Uma delas é a limpeza.

Higienizar a estante inox sempre após o uso é assegurar o tempo de vida útil da peça. Sabão ou detergente neutro e as soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna com um pano macio são o suficiente para realizar a limpeza.

Vale lembrar que se deve o uso de alhas de aço ou alvejantes se deseja manter a camada passiva do seu inox intacta.

Conclusão

Entendemos que a estante inox é, portanto, um equipamento para quem busca a organização sem abrir mão da higiene. Segmentos regulados pela Anvisa são os mais interessados nesse tipo de material, justamente pelas propriedades da matéria-prima, que fornecem boa higiene e alta durabilidade, não pondo em risco a segurança dos trabalhos desenvolvidos – em sua maioria relacionados à saúde.

Fabricada em material durável e higiênico, conta com uma superfície lisa, facilidade de limpeza e resistência à oxidação, além de pode ser sob medida, atendendo a toda a necessidade de armazenamento e espaço.

A Projinox conta com mais de 20 anos de atuação no mercado de aço inox. Localizada em Guarulhos, sua operação alcança todo o Brasil por causa de sua estrutura composta por equipamentos modernos e profissionais qualificados e com experiência no mercado. Dispondo também de medição in loco e projetistas para desenvolvimento de produtos inox customizados.

Por fim, busque sempre orientação profissional para confecção de estante inox, atentando-se aos tipos do aço e produtos que serão armazenados para que se possa fazer uma escolha assertiva.