Aço inox pega ímã?

Aço inox pega ímã?
Aço inox pega ímã?

A dúvida que está no título é com toda certeza uma das mais questionadas pelos usuários de inox. É muito comum ouvir falar que o “o inox de verdade” não pega ímã. E, por causa disso, muitos testes são feitos para saber se é inox ou não aproximando um imã. Mas não é bem assim.

E qual seria a resposta para essa pergunta? A mais sensata é depende, como para todos mitos que envolvem o aço inox (se enferruja ou não; maresia, entre outros), pois é necessário analisar o tipo de aço inox e a sua aplicação.

Por isso, é importante conhecer sobre a composição dessa importante matéria-prima para ter tranquilidade no momento da escolha.

Nesse texto, a Projinox explica se o aço inox pega imã ou não e o porquê. Acompanhe até o final e descubra de uma vez por todas.

Primeiro vamos entender o que é o inox

De forma bem rápida e resumida precisamos entender o aço inox para ter clareza na resposta se pega imã ou não. Para ser considerado inoxidável, o aço precisa ter em sua composição um teor de cromo superior a 10%. É esse elemento responsável pela formação da camada passiva, a partir do contato com a atmosfera.

Essa película protetora retarda os efeitos de oxidação causados pelo contato com o ar ou com a água – ação comum em metais comuns.

No entanto, além do cromo, outros elementos são cruciais para a formação – ou aperfeiçoamento – das propriedades do aço inox. São eles: níquel, molibdênio, titânio, entre outros. Cada adição em determinadas porcentagens, têm resultados diferentes, criando, dessa forma, os tipos de aço inox

Os tipos de aço inox mais comuns são classificados como ferrítico, austenítico e martensítico. Logo, se o imã vai pegar no inox ou não, vai depender da composição.

Mas e aí: inox pega imã ou não?

Bom, depois de entender um pouco mais sobre o que é o inox e saber que existem tipos desse material, vamos ao que interessa.

A atração do ímã pode ocorrer em materiais que têm maior nível de carbono. De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são magnéticos, enquanto os austeníticos não são.

Os austeníticos são conhecidos pela nomenclatura 300. Nesse caso, o inox tende a ser menos suscetível à atração do ímã. Ainda assim, pode ocorrer de em algum determinado ponto desse tipo de inox atrair o imã quando este sofre alguma conformação, podendo uma área que foi muito “esticada” (esforço mecânico) perder um pouco das propriedades originais. Não é uma regra, mas é passível de ocorrer.

Mas fique tranquilo! Isso não altera a qualidade do inox austenítico.

Já a linha conhecida como ferríticos e martensítico (as de nomenclatura 400) são magnéticos e são atraídos por imã.

E o teste para saber qual aço inox pega ímã?

Visualmente, os tipos de aço inox não tem diferença. São necessários testes laboratoriais para se obter uma resposta mais assertiva. No entanto, existem formas de diferenciá-los.

Então o teste do imã não funciona para saber se é inox? Somente para saber é ou não de aço inox, não funciona. Isso é mito! Agora, se for para saber o tipo do inox, pode ser uma maneira prática – rápida – apesar de não ser a mais correta e podendo incorrer em erros. Com as séries 200 e 304 somente pelo teste do imã não é possível distinguir uma da outra, pois os dois não apresentam magnetismo.

Uma outra forma é o uso do gel decapante, que reagirá rapidamente no aço da série 200 formando uma mancha muito mais escura, comprovando, assim, que não se trata da linha 300.

Conclusão

Depois de todo esse texto, deve ter ficado claro que inox pode pegar imã sim, mas depende de qual tipo da matéria-prima está sendo utilizada. Esse é o princípio basilar para toda a aplicação do inox, a fim de se aproveitar da máxima durabilidade e benefícios que esse aço tem.