5 dicas para conservar o seu artefato inox

5 dicas para conservar o seu artefato inox
5 dicas para conservar o seu artefato inox

Tem sido cada vez mais comum artefatos inox ocuparem espaços em diferentes segmentos, incluindo os de uso residencial. Isso porque a junção da beleza com durabilidade torna esses materiais uma ótima relação de custo-benefício. Com essa popularidade em alta, é normal se perguntar como conservar o aço inox, que por si só tem boa resistência, mas como todo produto, se mal cuidado, pode ter um tempo de vida útil menor do que se imagina.

Nesse artigo, a Projinox traz 5 dicas para conservar o seu artefato inox e garantir um produto para toda a vida.

1- Evite alvejantes e buchas abrasivas

Artefatos inox contam com uma superfície lisa graças a película de proteção que o reveste, chamada de camada passiva, a qual também assegura as propriedades antioxidantes já conhecidas do inox. Alvejantes, ácido clorídrico, polidores de prataria e buchas abrasivas (palha de aço) danificam essa proteção.

No geral, materiais abrasivos e inox não se dão bem. E isso vale também para o álcool, que apesar de ser menos prejudicial do que o cloro e água sanitária, pode causar alguns transtornos se mal administrado, como o aparecimento de manchas.

Evitar o uso desses tipos de produtos na hora da limpeza é o principal ponto para ter um artefato inox com tempo de vida útil prolongado.

2- Lembre-se: sabão neutro é sempre a melhor opção

Para limpar artefatos inox, seja um garfo ou um corrimão inox, a melhor opção é sempre o uso do sabão neutro e água. É possível também utilizar panos de microfibra, esponjas de nylon e removedores à base de amônia diluídos em água morna.

Dessa forma você não irá prejudicar a superfície, mantendo o produto sempre como novo e higienizado.

É válido lembrar que por ter baixa porosidade, bactérias encontram dificuldade em se alojar em sua superfície, sendo facilmente removidos na limpeza. O uso desses materiais garante um processo seguro de higienização sem agredir o seu artefato inox, garantindo beleza e durabilidade à peça.

3- Sempre manter o artefato inox limpo

Pode parecer besteira, mas a limpeza é o grande aliado dos artefatos inox. Um exemplo muito prático é que se houver depósito de partículas de carbono no inox, ele poderá ter a sua superfície contaminada. Esse problema poderia ser facilmente resolvido com um pano macio, água e sabão neutro. O mesmo vale para alimentos e outros tipos de sujeiras.

Se perceber qualquer impureza que possa prejudicar o produto, limpe-o com rapidez. Dessa forma, você conservará ainda mais o seu artefato inox.

4- Cuidado com objetos pontiagudos

Apesar de toda a sua durabilidade, o inox é um metal que pode ser riscado. Objetos pontiagudos podem deixar danos visíveis que dificilmente poderão ser removidos, portanto, na hora do manuseio desses objetos em uma superfície inox, todo cuidado é pouco.

5- Saber qual o tipo do aço inox

Artefatos em aço inox tornaram-se famosos por ter ótima durabilidade, praticidade e higiene, sendo recomendados por órgãos de vigilância sanitária em todo o mundo, bem como de construção civil. Por isso que todo esse sucesso fez com que pesquisadores trouxessem novas opções de inox, com relação de custo-benefício diferente.

O ideal para conservar artefatos inox é saber o tipo de inox em que ele foi fabricado. No entanto, esse conhecimento é um fator que usuários residenciais têm menor preocupação, o que é compreensível.

Por exemplo, um corrimão inox é recomendado que seja fabricado em AISI 304 sobretudo se for externo, pois tem níquel em sua composição e consequentemente maior resistência às intempéries do tempo. Já talheres podem ser fabricados em AISI 430, que contam com maior porcentagem de carbono em sua composição e, portanto, menor resistência à oxidação.

Independentemente do tipo de aço, todas as dicas para você conservar o aço inox citadas nesse artigo precisam ser seguidas para melhor durabilidade da sua peça. Vale a ressalva de que é também o tipo do inox que irá definir a resistência.

Acesse o nosso artigo sobre os tipos de inox e entenda sobre esse assunto de uma vez por todas. Acesse aqui.

Quer saber qual é a melhor opção: se aço inox polido ou escovado? Acesse nosso canal no Youtube.