5 coisas que voce deve saber antes de comprar produtos inox

5 coisas que você deve saber antes de comprar produtos inox
5 coisas que você deve saber antes de comprar produtos inox

Produtos inox tornaram-se em muitos casos artigos de luxo. É visto com frequência em decorações modernas, suntuosas, que desejam unir a durabilidade que essas peças proporcionam com a beleza característica da própria matéria-prima.

O inox também é largamente utilizado em equipamentos voltados para a higiene, como em cozinhas industriais e hospitais.

A verdade é que comprar produtos inox tem sido vantajoso pois suas propriedades únicas fazem com que haja boa relação de custo-benefício.

Porém, existem assuntos importantes que você deve saber antes de comprar um produto em aço inox. Nesse artigo, a Projinox lista 5 temas importantes que valem a pesquisa antes de escolher a sua nova aquisição.

1- O tipo do aço inox

Antes de comprar qualquer produto em aço inoxidável, é importante ter um conhecimento prévio, mesmo que básico, com relação ao tipo de aço inox. Existem muitos, e para cada uso, é recomendado um. É justamente isso que determinará a durabilidade do inox diante do que é dito que ele tem resistência, como intempéries do tempo, oxidação, entre outros.

O tipo de aço mais comum encontrado no mercado é chamado de AISI 304. Conta com níquel em sua composição, portanto, é menos suscetível à corrosão. Isso torna esse inox mais adequado para objetos hospitalares, de cozinha industrial, entre outros. Já talheres geralmente são fabricados com AISI 430, com mais carbono em sua mistura, logo, sua resistência à oxidação é menor.

Não precisa ser um expert no assunto, mas saber sobre esse tema ajuda na hora de comprar o melhor equipamento. Pois uma escolha assertiva trará mais benefícios com maior durabilidade, sobretudo em casos de corrimão inox, guarda-corpo inox, bancadas mesas e outros equipamentos que serão utilizados em ambientes externos, cozinhas e hospitais, onde se há exigências técnicas e normativas a serem seguidas.

Aliás, quer conhecer mais sobre os tipos de aço inox? Acesse nossa matéria especial sobre o assunto.

2- Custo-benefício de produtos inox

Comparar produtos inox com outros presentes no mercado, como alumínio ou ferro, é entender que há muitas características exclusivas que torna o aço inoxidável considerado um material nobre. A própria resistência à oxidação é uma delas.

Outra propriedade que se distingue de outras é a superfície com baixa porosidade, na qual bactérias não conseguem se alojar e, consequentemente, proliferar.

Esses e outros fatores, tornam o custo para comprar produtos inox um pouco mais caro com relação a outros, no entanto, os benefícios que esses mesmos trazem com relação à durabilidade, baixa manutenção (sem pintura, bastando limpeza), higiene e beleza, equalizam essa relação.

3- A limpeza dos produtos inox

Quando se fala sobre cozinhas industriais, hospitais e laboratórios, toda rigorosidade com a higiene é pouco. Por isso produtos inox para esses segmentos são tão recomendados. A superfície lisa impede o acúmulo de bactérias, as quais são facilmente removidas com pano macio e sabão neutro.

Essa simples limpeza, que deve ser rotineira, deixa o artefato inox como novo e totalmente higienizado, contribuindo – e muito – para a saúde.

4- A manutenção de produtos inox

Pintura, verniz... nada disso mais será necessário ao se escolher produtos em aço inox. A verdadeira manutenção será a limpeza rotineira que deve ser feita. Quer conservar o aço inox? Então o melhor a ser feito é manter a boa higienização da sua peça, pois evita a contaminação.

5- Inox polido ou escovado?

Quando falamos em produtos inox a grande dúvida é se deve ser escolhido polido ou escovado. No geral, o que precisa saber sobre esse assunto é de que ambos mantêm as mesmas características benéficas do material, como resistência à oxidação, intempéries do tempo, entre outros. A maior diferença está na estética.

O aço inox polido é mais brilhante, enquanto o escovado leva uma característica mais opaca com pequenos riscos que são imperceptíveis a olho nu. Nesse caso, o que vai mandar é o gosto da decoração. No entanto, as duas opções transmitem suntuosidade e modernidade, ficando o critério do estilo para a escolha.

Confira o nosso vídeo no Youtube para maiores explicações sobre o assunto.

Fabricante de produtos inox

A Projinox atua na fabricação de produtos inox há mais de 20 anos com atendimento nacional, sendo referência no segmento de personalizados. Para isso, contamos com departamento de engenharia que promove toda a análise necessária para que a peça seja fabricada dentro das condições apresentadas pelo cliente, fazendo, se preciso, a medição in loco.